sexta-feira, janeiro 06, 2012

Encerra-se o ciclo de Procissões de Nossa Senhora!


Irmãos e irmãs, hoje encerrou-se mais um ciclo de procissões que temos em nossa paróquia a cada final e começo de ano. Esse ciclo inicia-se no primeiro domingo de dezembro, e termina no dia 06 de janeiro, como aconteceu hoje.
Como foi avisado e também já é tradição deste dia, antes da procissão houve a missa, que começou pontualmente às 5:00 horas. Os fiéis tiveram que levantar da cama mais cedo, o que para muitos é um grande esforço. E que esforço, já que estamos em tempo de férias e as pessoas preferem descansar nesse mês de janeiro. 
Mas por Nossa Senhora vale a pena. E assim foi, às 5:00 horas a igreja já estava repleta de devotos e devotas da Virgem Maria.Após a Missa vem aquela preocupação para pegar o andor e sair em procissão com Nossa Senhora. Daí o Pe. Aílton convidou os homens para levar o andor. 
Mas para a grande surpresa, e como já vem sendo costume nessas procissões, são as mulheres que dizem: “as mulheres”. Então o Pe. Aílton diz: “Então, convido as mulheres para pegar o andor”.Assim sai a procissão que esse ano chamou a atenção pela quantidade de fiéis presentes. E eles seguem caminhando na estrada rumo ao Engenho Jundiá, parecendo o Povo de Deus do Antigo Testamento, que caminhava pelo deserto rumo a terra prometida. 
Cantando, rezando e louvando, sem esquecer, claro, daquela tradicional paradinha na casa de Dona Cida, depois da Ponte. Depois disso, a caminhada prossegue novamente.Poeira, sol, calor, ladeira, nada impede do povo levar a santa de volta para o Engenho. 
É uma tradição, costume, prática devocional, seja lá como se chame, o que o povo quer é estar ao lado dela, é rezar, ou pagar sua promessa, é estar mais perto de Deus, e para isso nada melhor do ir até Ela, a Imaculada.Chegando ao Engenho houve aquele momento todo especial, o momento da Consagração.
Em seguida as pessoas são convidadas a degustar aquele tradicional munguzá, servido com muito carinho por D. Zélia, patrona dessas procissões.E assim vivemos mais esse ciclo de procissões, aguardando ansiosamente até o primeiro Domingo de Dezembro para começarmos tudo novamente. Pedindo um ano abençoado, pela intercessão dela, da Virgem Maria, a Imaculada Conceição, Mãe de Deus e nossa Mãe. Amém.
Texto e Fotos:Fábio de Andrade