segunda-feira, janeiro 16, 2012

Encontro consolida primeira associação de blogueiros do Brasil

Na manhã deste domingo (15) reuniram-se no plenário da Câmara Municipal de Passira, Agreste Setentrional de Pernambuco, blogueiros de diversas regiões do Estado, para o primeiro encontro da classe no ano. A última reunião havia sido realizada em Limoeiro, no dia 10 de dezembro de 2011, quando foi formada a Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE), a primeira do Brasil neste segmento. O objetivo da entidade, segundo a comissão definida para coordenar os trabalhos, é de fortalecer a classe de blogueiros, uma das mais crescentes no País.
No momento de abertura do encontro, o advogado Jairo Medeiros, assessor jurídico da ABLOGPE, destacou a fase positiva de propagação da informação para o mundo através das mídias sociais, em especial para Pernambuco, dando exemplos e comparativos sobre o crescimento dos blogs. Ele ainda falou sobre a formação da associação, que não tem fins lucrativos, e sim “benefícios e organização da categoria de blogueiros”. Jairo chamou a atenção dos presentes para a democratização da informação e citou exemplos de jornais, inclusive internacionais, sobre a decadência dos impressos – ao mesmo tempo em que cresce a mídia digital. Dentro de sua fala, o assessor mostrou a importância dos blogs na revelação de problemas urbanos que se misturam ao nosso cotidiano, externando como exemplo os engarrafamentos das cidades. “Precisamos alimentar a proposta de reunir os fatos pernambucanos e ter uma representatividade da classe, pensando no futuro em parcerias, assessorias e outros serviços”, destacou o assessor.
Ainda dentro dos primeiros passos deste quarto encontro, os blogueiros participantes falaram da expectativa pessoal sobre o encontro e sobre a importância do blog no mundo da comunicação social. Nas falas foi aberto um “parêntese” para o blogueiro Cristiano Pilako, da cidade de Vitória de Santo Antão, que fez uma explanação sobre a necessidade de se cobrar dos poderes públicos a disponibilidade de internet grátis nas cidades pernambucanas – tendo em vista a difusão da informação na grande rede.  O blogueiro Jair Ferreira, do Blog Folha de Limoeiro, lembrou o papel dos blogs como fonte de informação e, em especial, como banco de notícias para muitos veículos de comunicação, a exemplo das rádios, inclusive levantando debates que tem chamado a atenção dos poderes públicos para investigações. O limoeirense ainda levantou uma questão futura, ao colocar para o grande grupo a necessidade do reconhecimento profissional da classe junto aos poderes representativos.
Na pauta da reunião, o primeiro ponto debatido foi ligado à vida orgânica e financeira da instituição. Na lista de sugestões apontadas pelos blogueiros estiveram em destaque o pagamento da adesão do associado e da anuidade, além de convênios a serem firmados para oferecer benefícios aos integrantes da ABLOGPE. E os primeiros “frutos” já começaram a ser colhidos. No encontro ficou definido que os associados já terão disponíveis os serviços de assessoria jurídica e, caso desejem, a alteração da extensão do blog, deixando de ser “.blogspot.com” e passando a ser, apenas, “.com”. Porém, com a criação da associação também estão vindo às despesas necessárias para os protocolos jurídicos e manutenção da entidade. Para isso, o planejamento da ABLOGPE será de criar um grupo de trabalho para repassar informações e dá suporte para a formação de novos blogs, assim como repasse de novos recursos tecnológicos. “Nossa proposta é de oferecer serviços como palestra e workshop, tais quais possam oferecer um retorno financeiro para a associação”, explicou Medeiros. “Lembrando sempre que tudo que for conquistado será para o coletivo”, completou.
Diretoria – O primeiro encontro do ano também foi marcado pela escolha da diretoria executiva. O momento foi histórico, haja vista ser a pioneira no país. Nomes foram lançados e, de forma unânime, ficou estabelecido: Lissandro Nascimento (presidente), Lúcio Mário (vice-presidente), Alfredo Neto (secretário), Leonardo Araújo (diretor financeiro), Arlindo Júnior (diretor técnico), Samuel Cazumbá (diretor executivo) e Cristiano Pilako (diretor jurídico). Os suplentes escolhidos foram ordenados do primeiro ao quinto com Rafael Santos, Flávio Melo, Amannda Oliveira, Manuel Mariano e Pastor Melqui. Já o Conselho Fiscal conta com os efetivos Paulo Roberto da Silva Júnior, Elizeu Araújo de Moura Júnior, Wilker Matos de Albuquerque, e os suplentes Anderson Pereira, Edgar dos Santos e Pollynne Giovane.
Próximos Passos – Ao final do encontro a nova diretoria estabeleceu a agenda de eventos oficiais para o primeiro semestre. Em fevereiro, com a data a ser definida, acontecerá a primeira reunião exclusiva com os diretores. No dia 18/03 acontecerá o Encontro dos Blogueiros da Zona da Mata, em Macaparana. Entre os dias 27 e 28 de abril, os blogueiros se reúnem no município de Arcoverde. No mês de maio, com agenda para o dia 20, será a vez de Petrolina receber o Encontro de Blogueiros do Sertão. E fechando os encontros no primeiro semestre, o espaço será reservado para o Encontro de Blogueiros da Região Metropolitana do Recife (RMR), marcado para a cidade do Moreno.
Alfredo Neto, Secretário – ABLOGPE.