sábado, março 24, 2012

A terra de Chico Anysio amanhece triste



a7b7b7953e95c7d824e18a5ca3476c45.jpg
A praça principal de Maranguape recebeu o boneco gigante de um dos personagens de Chico Anysio
Foto: Leonardo Heffer/NE10/Ceará
O município de Maranguape, no Ceará, onde Chico Anysio nasceu, amanheceu triste neste sábado (24). E não foram só os moradores. O sol não apareceu. A serra, marca da cidade, ficou escondida pelas nuvens escuras e baixas. O céu chorou a perda do maranguapense logo cedo. Nas ruas, as poucas pessoas que precisaram sair de casa traziam no rosto a marca de perda de um ente querido. Por aqui, mesmo sem ter convivido muito com o mestre do riso, como é conhecido Chico Anysio, a população chora a perda como se o criador de mais de 200 personagens fosse um irmão.
E ele era um irmão, um filho dessa terra, e que levou o nome de Maranguape e do Ceará para todo o Brasil", disse Francisco Barros, de 52 anos, morador da cidade. O xará de primeiro nome do comediante afirmou que Chico não era apenas um maranguapense. "Ele era o porta-voz do nosso povo. O porta-voz do riso, que o Brasil aprendeu a amar".Já Maria Conceição Viera, dona de uma lanchonete próximo à praça principal da cidade, a praça José de Capistrano, nem abriu o comércio hoje. "Estou de luto, preferi não abrir o comércio e rezar por Chico, que com certeza está em um lugar melhor hoje", afirma. 
HOMENAGENS - A cidade de Maranguape também se preparou para homenagens. Durante o fim de semana, o museu de Maranguape estará de portas abertas para receber os visitantes. Por lá, caricaturas e bonecos representados por Chico Anysio fazem parte do acervo.Na praça, um boneco gigante de um dos personagens de Chico foi exposto. O sítio Ipu, onde Chico Anysio nasceu, está de portas abertas neste sábado para receber os visitantes."Essas foram as homenagens que organizamos assim de última hora, afinal, todos em Maranguape rezavam pela melhora de Chico. Mas em abril, mês de aniversário dele, teremos mais homenagens", informou a assessoria da prefeitura de Maranguape.