segunda-feira, junho 11, 2012

Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras movimenta o final de semana em São Vicente Férrer e Sirinhaém

Assessoria de Comunicação - Seduc- Gov - PE
O município de São Vicente Férrer, na Mata Norte do estado, parou para ver e ouvir a quarta etapa da IV Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, neste domingo (10). Durante todo o dia, cerca de 1400 estudantes de 27 bandas de escolas públicas e privadas se apresentaram no ginásio de esportes da cidade.
A etapa foi obrigatória para as escolas inscritas localizadas nas gerências regionais de educação da Mata Norte e do Vale do Capibaribe. Também participaram escolas de outras regiões do estado, que, de acordo com o regulamento do torneio, podem se apresentar em uma etapa fora da região em que estão situadas.
O secretário de Educação, Anderson Gomes, prestigiou a competição e lembrou o empenho do governador Eduardo Campos em promover as bandas e fanfarras. “Em todo o país, nos estados por onde passo, os secretários de Educação costumam perguntar como conseguimos fazer uma Copa de Bandas e Fanfarras com essas dimensões”, revelou.
Segundo Gomes, as bandas e fanfarras também fortalecem a disciplina e o trabalho em equipe entre os estudantes. “Hoje temos mais de 400 escolas com bandas. Isso é muito importante também porque mantém os meninos e meninas mais tempo no ambiente escolar, desenvolvendo o aprendizado”, diz o secretário, lembrando que a música está intimamente ligada a outras disciplinas curriculares, como a matemática.
Um dos destaques do dia foi a banda da Escola Estadual Dr. Joaquim Correia, de Vicência, também na Mata Norte. Para o mor, Eduardo Andrade Filho, a banda é, desde já, uma das candidatas ao título. “Na etapa de Gravatá, obtivemos a melhor pontuação. No ano passado, fomos até a final e ficamos com o quarto lugar geral. Neste ano queremos o título”, torce.
A etapa contou com a presença do prefeito de São Vicente Férrer, Pedro Guedes, que abriu o evento.
Sirinhaém - O final de semana foi de bandas e fanfarras também em Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco. Durante todo o sábado, mais de 700 estudantes apresentaram suas bandas.Fotos: Ademar Filho