quarta-feira, junho 06, 2012

Crianças e dos Adolescentes têm novos defensores em PE


O vice-governador João Lyra Neto deu posse, nesta quarta-feira (06), aos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PE). Dividida entre representantes da Sociedade Civil e do Governo do Estado, a comissão é formada por 14 membros eleitos para um mandato de três anos. Criado em 1990, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente é considerado a primeira instância estadual voltada à causa no país.A cerimônia foi realizada no Palácio do Campo das Princesas. João Lyra Neto falou dos desafios do grupo, que tem como papel formular, coordenar, controlar e fiscalizar a política de atendimento à infância e à adolescência em  Pernambuco.
 “O conselho vai receber as demandas, coordenar os investimentos e definir as políticas públicas para que possamos ter, na ponta, as melhorias na qualidade dos serviços de educação, saúde e no cuidado com a criança”, disse o vice-governador. Para a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, a hora é de fortalecer o cuidado com as crianças e adolescentes, estreitando as ações do Governo com as prioridades do conselho. “É uma oportunidade de somar esforços, cada um cumprindo seu papel, um apoiando o outro. Quem encara esse projeto é porque, de fato, tem uma preocupação com o bem-estar da criança”, frisou.O novo presidente do Cedca/PE, José Fernando da Silva, quer iniciar outros projetos, sem esquecer o que vem dando certo.
 “Nosso desejo é de que possamos, nesse novo conselho que começa agora, fazer a construção de novas políticas públicas e por em prática o que já alcançou consenso, fazendo com que a sociedade passe a respeitar os direitos humanos da criança e do adolescente cada vez mais”, afirmou. Passam a fazer parte do Cedca/PE as instituições não-governamentais Lar do Bem Te Vi, Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Casa de Passagem, Centro de Estudos e Desenvolvimento Social (Cedes), Centro de Desenvolvimento Comunitário de Serra Talhada (Cedecomst), Associação Comunitária Inajá Mendes, Associação Portadores de Direitos Especiais (Pode).
Os indicados pelo Lar do Bem Te Vi, Cendhec e Casa de Passagem, são, respectivamente,Maria de Fátima Menezes, Eduardo Paysan e Jaciara Santos. Os demais são: Nivaldo Pereira da Silva (Cedes); Josenildo André Barbosa (Cedecomst); Mallon Francisco (Associação Comunitária Inajá Mendes); e Maria de Lourdes de Andrade (Pode).A representação do Governo fica com nomes escolhidos de sete Secretarias Estaduais. São eles: Rosa Barros (Gabinete do governador); Paulo Roberto Xavier de Moraes (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos); Alessandra Fam Galvão Machado e Silva (Saúde); Aristéia José do Nascimento Viegas e Santana (Planejamento e Gestão); José Fernando da Silva (Criança e Juventude), Regina Celi de Melo André (Educação) e Zanelli Gomes Alencar (Defesa Social).
 Fotos:Aluísio Moreira/SEI                                                                                                                                                          Carlos Percol
Gerente de Relações com a Imprensa - SEI
Evaldo Costa
Secretário de Imprensa