terça-feira, junho 05, 2012

Dep. José Humberto Cavalcanti Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco,fala do Dia Mundial do Meio Ambiente



ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO
                                                                                              PERNAMBUCO
Comissão de Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente. A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como Conferência das Nações Unidas, a exemplo do que acontecerá na Rio+20 neste mês.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; desertificação; diminuição da biodiversidade; aquecimento global; mudanças climáticas; extinção de animais, dentre outros.
Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Cientistas, pesquisadores, acadêmicos e membros de organizações governamentais e não governamentais se unem, ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. A conclusão, praticamente unânime, é de que políticas que visem à conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a ideia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.
        Em paralelo às ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta; e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos; proteger os mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a praticar medidas  que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.
Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis; os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.
É necessário planejar cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a preservação e a conservação do meio ambiente.
O mais importante é educar, quando mais cedo melhor, e fazer com que as pessoas entendam que tudo o que fizerem, gera um impacto no meio ambiente. E que só com ações que visem à sustentabilidade dos recursos naturais podemos garantir uma vida melhor e mais satisfatória.
A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia  Legislativa está fazendo sua parte neste processo sustentável, levando para a sociedade temas que são discutidos de forma participativa com várias instituições governamentais e da sociedade civil, a fim de construirmos políticas públicas que promovam o desenvolvimento social e econômico sem degradar o meio ambiente.
Durante nossa presidência realizamos nove audiências públicas, três neste ano de 2012, com data marcada para mais duas nos dia 13 e 27 de junho, além de participarmos em eventos promovidos por outras instituições como: Consema, Sinduscon, Ministério de Meio Ambiente, Secretária Estadual das Cidades, Secretária Estadual de Meio Ambiente, UFPE, UFRPE, entre outras.
Estamos atentos e abertos para realizarmos outros momentos de discussões democráticas, contando com o apoio e colaboração de todos, como representantes da sociedade pernambucana, mas principalmente como cidadãos do mundo, em busca de um mundo mais sustentável, justo e digno para todos nós, e para as gerações futuras.
Obrigado!
Recife, 05 de junho de 2012. 
Dep. José Humberto Cavalcanti
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco