terça-feira, junho 26, 2012

Em PE, mulher dá à luz dentro de carro, no meio da Avenida Recife


Uma mãe teve um parto inusitado nesta segunda-feira (25). Ela teve seu filho dentro do carro de amigos, no meio da Avenida Recife, auxiliada por profissionais do PE Conduz, serviço de atendimento especial gratuito, que busca pessoas com alto grau de deficiência em seus domicílios, e as transporta para atendimentos médicos.
Segundo os socorristas, a ambulância do programa do governo seguia para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), com um paciente do bairro de Cavaleiro, quando um carro em alta velocidade ultrapassou o veículo, e parou logo em seguida, pedindo ajuda.
Ao se aproximarem do carro, os homens perceberam que nele havia uma jovem de 22 anos, em trabalho de parto. A mãe começou a sentir as contrações por volta das seis da manhã, e o bebê estava laçado, com o cordão umbilical em volta do pescoço, correndo risco de vida. Por conta disso, os primeiros socorros tiveram que ser rápidos, e aconteceram dentro do carro da família.
O procedimento, feito pelo bombeiro Rivaldo Félix, durou poucos minutos, e a mãe e o recém-nascido foram encaminhados pela ambulância até a maternidade Bandeira Filho, no bairro de Afogados, Zona Sul do Recife. Ele foi auxiliado pelo motorista Marciano Guilherme, que possui treinamento para esse tipo de caso.
Este é o quarto filho da dona de casa, e o segundo parto presenciado pelo soldado do Corpo de Bombeiros. Rivaldo Félix comentou, sorridente, sobre o ocorrido: “é uma sensação indescritível, porque a gente faz o treinamento, mas auxiliar no parto diretamente é uma sensação que a pessoa não consegue explicar”.
A jovem mãe agradece aliviada: “Não esperava que chegasse ajuda, na hora parecia que estava chegando um anjo perto de mim. Só tinha ele para me ajudar naquele momento, primeiramente Deus, e segundo ele”.G1