III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, junho 15, 2012

Ginástica no trabalho contribui para a saúde e a integração


Ana Laura Farias Arthur Mota

Exercícios previnem as lesões por esforço repetitivo

O ambiente de trabalho também pode ser ideal para a realização de exercícios a fim de possibilitar a qualidade de vida e integração dos funcionários. Por meio da ginástica laboral, profissionais de educação física podem melhorar a postura e prevenir lesões nos funcionários de uma empresa.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Haroldo Moraes de Figueiredo explica que os benefícios podem ser divididos em dois momentos: a curto e a médio prazo. A modificação mais imediata é que envolve rotina do colaborador. Já a médio e longo prazo, é possível perceber melhorias como redução de incômodos no corpo. “A atividade pode servir para aliviar dores leves”, explica.
 Já para casos mais graves, no entanto, é necessário ter cuidado redobrado. É preciso que locais machucados  sejam examinados por um médico antes de serem submetidos a novos exercícios. “Em casos de LER (lesões por esforço repetitivo) mais graves, é melhor que um especialista observe o que está acontecendo na área, para evitar que se agrave. Quando ocorre melhora, aí já é possível movimentar novamente a área durante a ginástica laboral”, comenta Haroldo Figueiredo.
Os benefícios, no entanto, vão além da parte física. Outro aspecto que recebe atenção na prática é o social, por meio da interação entre os colaboradores. “Em muitos casos, a ginástica laboral reúne pessoas que, em outras situações, mal se veriam, por trabalharem em áreas diferentes, mesmo fazendo parte da mesma companhia”, analisa o educador físico.
A escolha dos exercícios deve ser feita de acordo com o perfil do grupo de funcionários, segundo o professor. “Tudo deve ser feito de forma personalizada, sob supervisão de um profissional”, explica. Para isso, é necessário estudar as características do grupo, como idade, condicionamento físico e atividades exercidas durante o trabalho. “É preciso identificar os locais de trabalho do colaborador e perceber quais os músculos que são utilizados durante a jornada”, acrescenta.
A ginástica laboral pode ser realizada em locais que envolvam atividades que gerem tensão em quem as pratica, além do ambiente de trabalho. “Além das empresas, é possível praticá-las em locais como escolas e curso pré-vestibular. O professor Haroldo Moraes de Figueiredo é organizador do livro “Discussões sobre Ginástica Laboral”, publicado pela Editora Universitária da UFPE.
A educadora física Alessandra Borges passou de aluna a profissional da área, mas nunca esqueceu dos benefícios da ginástica laboral. “O melhor ganho é ter a chance de relaxar e evitar futuros problemas de saúde”. Ela participava de aulas em um shopping center, no qual trabalhava, quando ainda era estudante. Hoje, dá aulas em academias de ginástica na Cidade, nas quais mantêm alguns princípios da ginástica laboral, como o alongamento. “É uma forma de preparar o corpo para executar os exercícios”, acrescenta.Folha de PE - 08/06/2012