III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

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Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, junho 18, 2012

Inscrições para o Progepe encerram na próxima quarta-feira (20)



Créditos: Divulgação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SE), está implantando um conjunto de ações com a finalidade de melhorar cada vez mais a qualidade do aprendizado dos estudantes. O Programa de Formação Continuada de Gestor Escolar é uma dessas medidas e está oferecendo aos professores da rede estadual o curso de aperfeiçoamento, bem como a especialização ou mestrado em gestão escolar. As inscrições estarão abertas até 20 de junho, no site da SE (www.educacao.pe.gov.br).
É importante ressaltar que essa formação é pré-requisito para participar do processo seletivo para diretor e diretor adjunto das escolas da rede estadual. O objetivo é fazer com que o exercício da função atenda as demandas e competências específicas necessárias. De forma pioneira, Pernambuco estabelece novos critérios e procedimentos para a seleção, que incluem o curso de aperfeiçoamento, bem como a consulta junto à comunidade escolar e a formação de especialização ou mestrado para os diretores escolares eleitos.
O professor interessado deverá se inscrever no site e participar, presencialmente, do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional, ministrado dentro do Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais de Pernambuco (PROGEPE).
Progepe- Esse programa se constitui de um processo com três etapas. A primeira delas é a seletiva, que compreende um curso de qualificação de 180 horas para todos os candidatos, seguido de uma avaliação em conhecimento de gestão escolar.
Após a aprovação nessa etapa, os professores estarão aptos a continuar na disputa, que segue com uma etapa consultiva. “Reconhecemos a relevância da participação da comunidade escolar nesse processo. Por isso, faremos uma votação para gerar uma lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado. Ele irá fazer a nomeação e a posse dos escolhidos”, explicou o secretário de Educação, Anderson Gomes.
Aqueles que forem escolhidos pelo governador, deverão se matricular no curso de especialização ou mestrado, que é a terceira e última fase do processo. Nessa etapa formativa, a formação será feira em gestão escolar, avaliação e valores humanos em educação. Esses módulos visam dotar os candidatos de características inerentes ao cargo, como liderança, coordenação, orientação, monitoramento e acompanhamento e avaliação da escola, sua cultura e seus processos educacionais.
O (Progepe) é pioneiro no Brasil e será oferecido entre a SE e a Universidade de Pernambuco (UPE). “Essa formação é fundamental para capacitar o gestor escolar em temas imprescindíveis para sua função, como valores humanos, sustentabilidade, gestão democrática, entre outros”, ressalta o secretário de Educação, Anderson Gomes.
O conteúdo da formação, que também oferecerá vagas para técnicos escolares (no Programa de Formação Continuada de Técnicos Educacionais de Pernambuco – Protepe) abordará os seguintes temas: Gestão com Foco na Educação em Valores humanos, Cultura da Paz e Sustentabilidade; Educação de Qualidade; Gestão Democrática, Instrumento de Gestão e Diálogos com a Comunidade; Políticas Públicas: conhecimento e aplicação; e Projeto Pedagógico.
“O desenvolvimento das potencialidades pedagógica, administrativa e financeira do diretor é condição para a consolidação de uma escola autônoma e comprometida com a melhoria da educação e capaz de efetivar as políticas públicas educacionais formuladas pelo Estado”, afirma a secretária executiva de Gestão de rede, Margareth Zaponi.
Requisitos- Para participar da seleção, o professor precisa ser integrante da carreira do Magistério Público Estadual, com cinco anos de experiência comprovada no Sistema de Ensino Público ou em Instituição de Ensino Particular; ter cumprido os três anos de estágio probatório; possuir formação para o magistério, com licenciatura plena em qualquer área de atuação da Educação Básica; estar em exercício, prioritariamente, na escola para a qual pretende candidatar-se; não ter sofrido sanção em virtude de processo administrativo disciplinar nos três últimos anos anteriores a data do pleito; não ter condenação em processo criminal, cuja sentença tenha sido transitada em julgado; estar adimplente com as prestações de contas relacionadas com os recursos financeiros repassados pela Secretaria Estadual de Educação e pelo MEC/FNDE; e participar do processo formativo, seletivo e consultivo.
Consulta – Podem participar da escolha consultiva dos novos gestores os estudantes efetivamente matriculados na escola, a partir de 14 anos de idade, e que apresentaram frequência regular no ano letivo de 2011, mediante listagem fornecida pela secretaria da escola e validada pelo gestor; o pai ou a mãe ou o responsável legal desse estudante, com direito a um único voto por família, independentemente do número de filhos matriculados; os servidores integrantes do Magistério Público Estadual, com exercício na escola que são: professor efetivo, professor temporário, professor em função técnico-pedagógica, técnico educacional, assistente administrativo educacional e auxiliar de serviços gerais.
 
Calendário do processo seletivo
13 de novembro – Publicação do edital para a consulta à comunidade escolar
9 de dezembro – Consulta à comunidade escolar
18 de dezembro – Publicação da lista dos 112 diretores escolares selecionados
19 a 21 de dezembro – Período de matrícula no curso de especialização e mestrado
02 de janeiro de 2013 – Posse dos novos diretores e diretores adjuntos
Inscrições aqui 

Assessoria de Comunicação - SEDUC - GOVERNO DE  PE