O Governo do Estado, por meio da Secretaria de
Educação (SE), está implantando um conjunto de ações com a finalidade de
melhorar cada vez mais a qualidade do aprendizado dos estudantes. O
Programa de Formação Continuada de Gestor Escolar é uma dessas medidas e
está oferecendo aos professores da rede estadual o curso de
aperfeiçoamento, bem como a especialização ou mestrado em gestão
escolar. As inscrições estarão abertas até 20 de junho, no site da SE (www.educacao.pe.gov.br).
É importante ressaltar que essa formação é pré-requisito para
participar do processo seletivo para diretor e diretor adjunto das
escolas da rede estadual. O objetivo é fazer com que o exercício da
função atenda as demandas e competências específicas necessárias. De
forma pioneira, Pernambuco estabelece novos critérios e procedimentos
para a seleção, que incluem o curso de aperfeiçoamento, bem como a
consulta junto à comunidade escolar e a formação de especialização ou
mestrado para os diretores escolares eleitos.
O professor interessado deverá se inscrever no site e participar,
presencialmente, do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional,
ministrado dentro do Programa de Formação Continuada de Gestores
Educacionais de Pernambuco (PROGEPE).
Progepe- Esse programa se constitui de um processo com
três etapas. A primeira delas é a seletiva, que compreende um curso de
qualificação de 180 horas para todos os candidatos, seguido de uma
avaliação em conhecimento de gestão escolar.
Após a aprovação nessa etapa, os professores estarão aptos a continuar
na disputa, que segue com uma etapa consultiva. “Reconhecemos a
relevância da participação da comunidade escolar nesse processo. Por
isso, faremos uma votação para gerar uma lista tríplice que será
encaminhada ao governador do Estado. Ele irá fazer a nomeação e a posse
dos escolhidos”, explicou o secretário de Educação, Anderson Gomes.
Aqueles que forem escolhidos pelo governador, deverão se matricular no
curso de especialização ou mestrado, que é a terceira e última fase do
processo. Nessa etapa formativa, a formação será feira em gestão
escolar, avaliação e valores humanos em educação. Esses módulos visam
dotar os candidatos de características inerentes ao cargo, como
liderança, coordenação, orientação, monitoramento e acompanhamento e
avaliação da escola, sua cultura e seus processos educacionais.
O (Progepe) é pioneiro no Brasil e será oferecido entre a SE e a
Universidade de Pernambuco (UPE). “Essa formação é fundamental para
capacitar o gestor escolar em temas imprescindíveis para sua função,
como valores humanos, sustentabilidade, gestão democrática, entre
outros”, ressalta o secretário de Educação, Anderson Gomes.
O conteúdo da formação, que também oferecerá vagas para técnicos
escolares (no Programa de Formação Continuada de Técnicos Educacionais
de Pernambuco – Protepe) abordará os seguintes temas: Gestão com Foco na
Educação em Valores humanos, Cultura da Paz e Sustentabilidade;
Educação de Qualidade; Gestão Democrática, Instrumento de Gestão e
Diálogos com a Comunidade; Políticas Públicas: conhecimento e aplicação;
e Projeto Pedagógico.
“O desenvolvimento das potencialidades pedagógica, administrativa e
financeira do diretor é condição para a consolidação de uma escola
autônoma e comprometida com a melhoria da educação e capaz de efetivar
as políticas públicas educacionais formuladas pelo Estado”, afirma a
secretária executiva de Gestão de rede, Margareth Zaponi.
Requisitos- Para participar da seleção, o professor
precisa ser integrante da carreira do Magistério Público Estadual, com
cinco anos de experiência comprovada no Sistema de Ensino Público ou em
Instituição de Ensino Particular; ter cumprido os três anos de estágio
probatório; possuir formação para o magistério, com licenciatura plena
em qualquer área de atuação da Educação Básica; estar em exercício,
prioritariamente, na escola para a qual pretende candidatar-se; não ter
sofrido sanção em virtude de processo administrativo disciplinar nos
três últimos anos anteriores a data do pleito; não ter condenação em
processo criminal, cuja sentença tenha sido transitada em julgado; estar
adimplente com as prestações de contas relacionadas com os recursos
financeiros repassados pela Secretaria Estadual de Educação e pelo
MEC/FNDE; e participar do processo formativo, seletivo e consultivo.
Consulta – Podem participar da escolha consultiva dos
novos gestores os estudantes efetivamente matriculados na escola, a
partir de 14 anos de idade, e que apresentaram frequência regular no ano
letivo de 2011, mediante listagem fornecida pela secretaria da escola e
validada pelo gestor; o pai ou a mãe ou o responsável legal desse
estudante, com direito a um único voto por família, independentemente do
número de filhos matriculados; os servidores integrantes do Magistério
Público Estadual, com exercício na escola que são: professor efetivo,
professor temporário, professor em função técnico-pedagógica, técnico
educacional, assistente administrativo educacional e auxiliar de
serviços gerais.
Calendário do processo seletivo
13 de novembro – Publicação do edital para a consulta à comunidade escolar
9 de dezembro – Consulta à comunidade escolar
18 de dezembro – Publicação da lista dos 112 diretores escolares selecionados
19 a 21 de dezembro – Período de matrícula no curso de especialização e mestrado
02 de janeiro de 2013 – Posse dos novos diretores e diretores adjuntos
Inscrições aqui