quinta-feira, junho 21, 2012

PSB indica Geraldo Júlio como candidato da Frente Popular do Recife


Do G1 PE

Geraldo Júlio lembra que novos desafios estão surgindo. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Geraldo Júlio é o secretário de Desenvolvimento
Econômico (Foto: Katherine Coutinho / G1)
A direção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Pernambuco enviou, na noite desta quinta-feira (21), uma carta aos presidentes dos partidos que formam a Frente Popular do Recife. No comunicado, o PSB aponta o nome de Geraldo Júlio, ex-secretário estadual de Planejamento e Gestão e atual titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, para ser o candidato da Frente para a eleição a prefeito deste ano.
"Temos a convicção de que a candidatura de Geraldo Júlio, representando a Frente Popular do Recife, assegurará a vitória das forças populares que há mais de meio século têm operado mudanças fundamentais na vida dos brasileiros, dos pernambucanos e dos recifenses", diz um trecho do documento, que é assinado por Danilo Cabral, presidente do diretório municipal do Recife do PSB, Sileno Guedes e Tadeu Alencar, respectivamente presidente e vice do diretório estadual do partido em Pernambuco.
Os três têm cargo na atual gestão de Eduardo Campos - Cabral é secretário das Cidades, Guedes, da Articulação Social e Regional, e Alencar, da Casa Civil. O governador pernambucano, presidente nacional do PSB, não vai comentar a divulgação do documento, segundo sua assessoria de comunicação.
A decisão acontece na esteira do imbróglio vivido pelo PT para determinar seu candidato para a disputa - o prefeito João da Costa colocou-se como pré-candidato para disputar as prévias contra o deputado federal Maurício Rands, mas o nome do senador Humberto Costa foi o que vingou como consenso do partido. Extraoficialmente, a prévia foi vencida pelo prefeito, depois de uma longa confusão jurídica no dia da consulta aos filiados, mas o nome dele não foi homologado pela direção do PT porque as prévias foram anuladas. Depois de Rands abrir mão da pré-candidatura, Humberto Costa foi oficializado como o candidato, apesar de João da Costa ainda ter recorrido à direção nacional da legenda para tentar garantir seu nome - recurso que ainda não foi apreciado pelo PT.
A Frente Popular do Recife é formada por quinze partidos: PSB, PT, PDT, PTB, PCdoB, PP, PR, PRB, PRP, PTC, PSL, PHS, PSDC, PTdoB e PSC.