III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, outubro 26, 2012

Eduardo garante água para Zona Rural e inaugura Academia das Cidades em Caruaru


Os cinco mil moradores das comunidades de Rafael, Contendas e do assentamento Normandia, localizadas na Zona Rural de Caruaru, no Agreste, comemoram o fim do racionamento de água. O governador Eduardo Campos inaugurou hoje (26/10) o sistema de abastecimento d água da região. A obra recebeu um investimento de R$ 7 milhões.
“Não podemos lutar contra as forças da natureza, mas podemos minimizar os seus efeitos, cuidando do planeta e encontrando maneiras de passar pelos momentos difíceis. A estiagem deste ano é maior registrada nos últimos 50 anos no Nordeste”, pontuou o governador, durante a solenidade em Rafael.
O agricultor Severino da Silva, que mora no distrito de Rafael há mais de duas décadas, diz que essa é uma das maiores secas já vividas. Severino contou que não teve água nas torneiras por seis anos. “Antes da obra sobrevivíamos dos carros-pipas, mas agora há esperança de uma vida mais leve”, declarou
O projeto de abastecimento também inclui a melhoria da adutora de Tabocas e a construção de uma estação de tratamento de água. Malhada de Barreiras Queimadas, Cachoeira Seca, Jacaré Grande, Juá, Juriti, Lajes, Peladas e Riacho Doce, são distritos que também beneficiados pela ação.


Saúde e Cultura - Além de levar água tratada para os moradores dos distritos já citados, o governador entregou uma Academia das Cidades e uma Casa das Juventudes aos agricultores da Fazenda Normandia, um assentamento símbolo do Movimento dos Sem Terra (MST) no estado.
A Fazenda que abriga cerca de 40 famílias é o segundo assentamento a receber uma Academia das Cidades, o primeiro fica em Orobó, no Sertão. O equipamento foi orçado em R$ 307 mil e possui aproximadamente 4 mil m². O espaço também vai beneficiar moradores de comunidades vizinhas.
Já a Casa das Juventudes, que vai atender jovens de 15 a 29 anos, é segunda instalada em um assentamento sem terra, e a quinta localizada na Zona Rural. Cerca de mil jovens serão beneficiados com atividades culturais e de incentivo à cidadania.
Jaime Amorim, coordenador do MST no estado, explicou que as melhorias na vida do homem do campo vão diminuir a migração para os centros urbanos. Ele aproveitou para elogiar a gestão do governador. “É importante registrar a coragem de Eduardo em privilegiar um assentamento do MST”, apontou.

FOTOS: Aluísio Moreira/SEI
Félix Filho
Secretaria de Imprensa Governo de Pernambuco 
Evaldo Costa
Secretário de Imprensa