Durante almoço, grupo de prefeitos protestam contra a redução dos repasses federais (Foto: Hesíodo Goes/Folha de Pernambuco)














A “mão pesada” do Governo Federal sobre as prefeituras, no que diz respeito aos repasses de recursos, pode gerar dividendos eleitorais para a presidente Dilma Rousseff (PT). O prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho (PTB), afirmou que não votará na petista, caso ela disputa a reeleição, em 2014, se “as coisas continuarem como estão”. O gestor ressalta que o seu município sofreu uma queda de 15% na arrecadação com a isenção do IPI para o setor automotivo e para a linha branca de eletrodomésticos.
“Continuando assim, não voto nela em 2014. A coisa não pode continuar dessa forma. Estamos muito preocupados com o que está ocorrendo, e a população não quer saber se o IPI foi reduzido. Ela quer que os serviços públicos continuem sendo realizadas pela prefeitura”, frisou Nado Coutinho, durante “almoço-protesto” de prefeitos ligados à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Na oportunidade, o presidente da entidade municipalista, Jandelson Gouveia (PR), anunciou que um conjunto de prefeituras do Estado fecharão suas portas entre os dias 12 e 16 deste mês em protesto à diminuição dos repasses federais.
O republicano, que é prefeito do município de Escada, destaca que, em Pernambuco, a média do recuo das receitas das prefeituras é de 10%. “Tem município que chega a bem mais, porém a média é essa. Isso faz uma diferença muito grande. Estamos demitindo pessoas e corremos o risco de não fecharmos nossas contas neste ano”, alertou Jandelson Gouveia.
Além do protesto estadual, os prefeitos pernambucanos integrarão o grupo de gestores que marcharão à Brasília, no próximo dia 13, para cobrar a revisão da política do Governo Dilma, de não realizar uma contrapartida para os municípios em função da redução de repasses.