III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, novembro 01, 2012

Dicas para a reta final do Enem


Por | Redação Eschola.com 

Os últimos dias de preparação para a prova do Enem estão chegando e pensando nisso a ESCHOLA.COM preparou ESCADINHOLA algumas dicas para você ter um bom aproveitamento no exame. Antes de tudo, os especialistas recomendam que os candidatos não fiquem ansiosos nos dias antecedentes à data da prova e, em especial, ter autoconfiança.
Abaixo uma série de dicas que podem  ajudar nesses últimos dias.
1- Já confirmou o local da prova? Já foi até lá para calcular o tempo que leva pra chegar? Viu exatamente onde é o portão, para não se perder? Aproveite o feriado e cheque seu itinerário.
2- Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Veja essas e outras dicas no Portal do INEP/MEC

3- Já estudou gráficos, tabelas e mapas? Eles vão cair com certeza porque várias matérias, como Matemática, Ciencias, Geografia e História usam essa forma de representação. Desde 2009 o ENEM é muito mais raciocínio que "decoreba" e uso dessas formas de representação gráficas tem tudo a ver com isso.
Veja um trecho do nosso curso preparatório que explica a importância de tabelas e gráficos:
“ A leitura de tabelas e de gráficos ocupa um lugar de destaque no estudo, pois tais elementos complementam as informações de livros didáticos, jornais, revistas e facilitam a aproximação da teoria com a realidade. As vezes, durante de um texto, encontramos gráficos e tabelas que precisamos interpretar... “
 4- Em Biologia, releia tudo sobre Ecologia e Meio-Ambiente. Leia na Internet sobre a Rio+20.
 5- Em Matemática, releia tudo sobre Estatística, Porcentagens e Probabilidade.
 6- Na reta final não adianta tentar recuperar toda a matéria. Escolha alguns itens de matérias nas quais você acha que está fraco e releia esses assuntos!
O jornal "O Estado de São Paulo" apurou junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que, desde 2009, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser considerado um vestibular unificado, o número de redações anuladas vem crescendo a cada ano. O número de textos invalidados aumentaram 168% entre 2009 e 2011. Os dados tem relação direta com as mudanças nas regras de correção, com as diferentes propostas de redação a cada edição do exame e também com o perfil dos inscritos, segundo especialistas. No Enem de 2011, foram anuladas 137.161 redações, ou 2,5% do total das provas, contando as que foram entregues em branco.
Além de vestibular, o Enem passou a ser usado após 2009 como certificação do ensino médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de critério para bolsas no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiamento estudantil.