segunda-feira, novembro 05, 2012

Dilma entrega Ordem do Mérito Cultural dedicada a Luiz Gonzaga


Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta Chambinho do Acordeon durante cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2012. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

No ano de comemoração do centenário de nascimento do “ Rei do Baião”, Luiz Gonzaga é o nome relevante da cultura brasileira homenageado pela 18ª edição da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2012. Ao todo, 41 personalidades foram agraciadas pela presidenta Dilma com as insígnias em solenidade no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (5).
“É um momento emocionante. Acredito que estamos aqui participando de uma celebração importante do Brasil. O país não pode ser só as necessidades materiais. O país se mobiliza por nossas crenças, nossa arte, nossa cultura”, afirmou Dilma.
Completando a reverência a Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Daniel Gonzaga e Miguel Proença interpretaram Asa Branca durante a cerimônia, que ainda marcou a abertura de uma exposição sobre o cantor e compositor pernambucano no Palácio do Planalto. “O Imaginário do Rei – Visões do universo de Luiz Gonzaga” tem obras de artistas do Brasil inteiro e vai até 5 de dezembro.
“Luiz Gonzaga nos ensinou a entender melhor o Brasil. Tal como Mazzaroppi, um dos agraciados de hoje. Ao condecorar Mazaroppi, prestamos um tributo a nós mesmos, a nossa infância. Ao condecorar Orlando Orfei, fazemos isso às nossas raízes. Todos eles souberam amalgamar no personagem que caracterizaram, o homem do campo, o pobre das periferias das grandes cidades. Os brasileiros e brasileiras que lutam pela vida sem perder o bom humor. O nosso povo, enfim, em toda nossa diversidade”, afirmou Dilma.
Entre os agraciados estão José Sarney, Amácio Mazzaropi, Hebe Camargo e Plínio Marcos, na classe Grâ-Cruz; Fafá de Belém, Elba Ramalho e Alceu Valença, na classe Comendador; Regina Casé, Anna Muylaert e os irmãos Humberto e Fernando Piva Campana, na classe Cavalheiro.
A Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração outorgada pela instituição a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. De acordo com o Ministério da Cultura (Minc), desde sua criação em 1995, 500 personalidades nacionais e estrangeiras de 60 instituições públicas e privadas já foram condecoradas.
A data de entrega marca as homenagens ao Dia Nacional da Cultura, escolhido por causa do aniversário de nascimento do jurista e jornalista Rui Barbosa. Segundo o Minc, desde sua criação em 1995, 500 personalidades nacionais e estrangeiras de 60 instituições públicas e privadas já foram condecoradas com a Ordem do Mérito Cultural.
Blog do Planalto