quinta-feira, novembro 08, 2012

HAROLDO FIGUEIREDO - UM VICENCIANO DR. EM EDUCAÇÃO


      Recebemos e-mail do Professor Dr. Haroldo Figueiredo filho do casal Hildebrando e Zina Figueiredo de Vicência - PE, e fico lisonjeado em poder publicar um resumo da Defesa de Doutorado em Educação.
Hildebrando e Zina, pais do Professor Dr Haroldo Figueiredo

    Para a família a quem conhecemos nossos cumprimentos e parabéns,pois através de uma educação familiar consistente e exemplar  vem o sucesso dos filhos.O evento aconteceu no dia 24 de Outubro de 2012,no Centro de Educação da UFPE,pelo Programa  de Pós-Graduação em Educação da entidade.



 
O Título da tese foi "Vigilanti Cura: uma educação cinematográfica em colégios católicos de Pernambuco na década de 1950".
O referido trabalho está vinculado ao Núcleo de Teoria e História da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE e foi orientado pelo Prof. Dr. Edilson Fernandes de Souza. 
Haroldo e a banca avaliadora, composta por 5 professores doutores

Haroldo segurando uma cópia da tese

Slide com título da tese


Resumo da tese:
A presente tese está vinculada ao Núcleo de Teoria e História do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e estudou a educação cinematográfica em colégios católicos de Pernambuco na década de 1950. A pesquisa partiu da análise das encíclicas papais Vigilanti Cura e Miranda Prorsus, escritas respectivamente pelos Papas Pio XI (1936) e Pio XII (1957), apresentando críticas e orientações sobre cinema. Suas influências chegaram até o Brasil, por intermédio de representantes da Organização Católica Internacional do Cinema (OCIC), incumbidos de criar uma cultura cinematográfica mediante a realização de cursos e seminários. Esse movimento contribuiu também para a criação de cinemas e cineclubes católicos pelo Brasil, inclusive Pernambuco, destacando-se o Cineclube Vigilanti Cura (1952). Seus integrantes foram os pioneiros no trabalho de educação cinematográfica em Pernambuco, inicialmente por meio das exibições de filmes e realização de cine-fóruns, e, em seguida, ministrando cursos e palestras em alguns colégios católicos da capital pernambucana e interior. Nesse contexto, a relevância da pesquisa que realizamos está tanto na ampliação de conhecimentos sobre as influências do catolicismo na criação de uma cultura cinematográfica no Brasil como, também, e principalmente, no esforço de nos aproximar da parte dessa história que trata de educação cinematográfica. De modo geral, nosso objetivo foi entender como surgiu e se propagou um trabalho de educação cinematográfica em Pernambuco na década de 1950. Como metodologia, coletamos e analisamos fontes orais (pessoas que vivenciaram atividades de educação cinematográfica, principalmente nos colégios católicos), impressas (jornais da época e livros didáticos) e iconográficas (filmes exibidos). Dentre os resultados obtidos nas consultas às fontes, identificamos os seguintes colégios católicos contemplados com atividades de educação cinematográfica: Regina Coeli, localizado no município de Limoeiro; Damas Nossa Senhora das Graças, no município de Vitória de Santo Antão; Damas Santa Cristina, em Nazaré da Mata; Santa Maria em Timbaúba; e no Recife, Nossa Senhora do Carmo, Salesiano Sagrado Coração, Damas, São Luís e Vera Cruz. Por fim, chegamos à conclusão de que o trabalho de educação cinematográfica foi iniciado no Recife, mas também foi levado para alguns colégios católicos do interior, dos quais o único que o incorporou à sua rotina pedagógica foi o Regina Coeli..
_________________________________________________
Prof. Dr. Haroldo Figueiredo
 
"Ser pai, é muito mais que procriar ...
Ser pai é amar, caminhar, educar, sonhar, incentivar,
apoiar, vibrar, amparar, acalentar e, muitas vezes , renunciar ...
Ser pai é ser assim, presente, parceiro. O tempo inteiro!"
(Mena Moreira)