III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, novembro 15, 2012

Mostra Canavial de Cinema é um convite à experimentação, a partir desta quinta-feira(15)


LUIZ JOAQUIM, da Folha de Pernambuco 


Divulgação
Enquanto a Capital pernambucana experimenta sensações fortes no cinema com a 5ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, Vicência - a 81 quilômetros do Recife - irá abrigar, a partir desta quinta-feira (15), a primeira parada da 2ª Mostra Canavial de Cinema. Além do município, outras seis cidades da Mata Norte do Estado (Aliança, Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina e Narazé da Mata) recebem, até 2 de dezembro,  a programação do evento, que inclui dois blocos de curtas-metragens divididos por perfis distintos.

O primeiro conta com os filmes “Do Canavial para O Mundo”, “Maracatu Atômico Kaosnavial“, de Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso; “Garotas da Moda”, de Tuca Siqueira; “Dia Estrelado”, de Nara Normande; “Bode Mo­vie”, de Taciano Valério; “Águas de Romanza”, de Gláucia Soares e Patrícia Baia. Já o programa 2 terá “Do Mundo para O Canavial”, “Dique”, de Adalberto Oliveira; “Concreto Armado” Felipe Peres Calheiros; “Desterro”, de Cláudio Marques e Marília Hughes; “Pajerama”, de Leonardo Cadaval; “Refluxo”, de Marcelo Pedroso e Amanda Beça; “Emboladas”, de Felipe Peres Calheiros; “Marcovaldo”, de Cíntia Langie e Rafael Andreazza; “Engravatados”, de Marcelo Pedroso e Milena Times. 

O conceito entre um e outro bloco diz respeito a identidade nos temas dos filmes com a cultura da Mata Norte. “O programa 1 mostra filmes que trazem realidades sociais e antropológicas que batem com as da Região. Já o programa 2 aponta para as mesmas questões, mas apontando para [e apontadas de] outros espaços geográficos”, contextualiza Caio Dornelas, um dos organizadores. Dessa forma, colocando essa dicotomia aos espectadores daquela região, continua Dornelas, o projeto amplia não o repertório deles com relação ao mundo, mas também com o cinema. 

Outra ponta do projeto, pelo Núcleo de Produção Engenho Digital, vai oferecer dias 1º e 2 de dezembro o 2º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual seguido, em 2013, do curso Engenho de Imagens. O seminário promete discutir maneiras criativas, abordar temas e consolidar questões relativas ao audiovisual para a região, como formação técnica, captação de recursos, criação de parcerias e estruturação física e jurídica. 

Sobre o curso Engenho das Artes, aqueles moradores da Mata Norte do Estado interessados em aprender a compor um trabalho audiovisual terão o luxo de fazê-lo com professores do porte de Marcelo Pedroso (direção e linguagem), Camilo Soares (fotografia), Alan Oliveira (roteiro), Nicolas Hallet (som) entre outros. Inscrições abertas até 20 de novembro e no site www.mostra­ca­navial.com.br.