III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, novembro 09, 2012

Pernambuco é referência em formação de agentes de segurança para grandes eventos


A Secretaria da Casa Militar formou hoje(09) uma nova turma do Curso de Segurança e Proteção para Grandes Eventos. A solenidade aconteceu , na sala B2, no Centro de Convenções. Com esta, já são mais de 70 agentes treinados para trabalhar na segurança de grandes eventos como ocorrerá para o ano na Copa das Confederações e em 2014 na Copa do Mundo. O curso promovido pela Secretaria da Casa Militar de Pernambuco (Camil) é uma referência nacional e tem sido procurado pelos governos de outros estados.

Nesta turma, por exemplo, foram 24 alunos. Alguns são da Paraíba, Bahia e de São Paulo. Outros são oriundos da Secretaria da Casa Militar, da SDS, Assembleia Legislativa, TJPE, TRT e do Comando Militar do Nordeste. Esta é a terceira turma do CSPA este ano. Haverá mais uma ainda no final de novembro.
“Traçamos uma longa caminhada até chegar aqui”, disse o secretário da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti, referindo-se aos preparativos do curso, desde conseguir orçamento, reunir bons instrutores, todos os detalhes para garantir a qualidade que é hoje uma referência. “Temos alcançado um alto nível de excelência da atividade e o que começou com o objetivo de qualificar todo o efetivo da Casa Militar a fim de deixá-lo apto para atuar nos diversos eventos  que têm ocorrido em Pernambuco, especialmente na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo em 2014, tomou outras proporções com a demanda de outros órgãos e estados que começamos a receber. Infelizmente não podemos atender a todos, sob pena de comprometer a qualidade”.

Para ele, o reconhecimento do trabalho vem coroar a gestão do Governador Eduardo Campos que prima para a excelência em todos os setores. “Pernambuco retomou seu lugar no cenário nacional e passou a ser apontado, até fora do País, como exemplo de indicadores positivos. Além de ser o estado que mais reduziu a criminalidade ao adotar o programa Pacto Pela Vida, agora é o que mais cresce no Brasil”, complementou o secretário da Camil.

Em seu discurso de orador da turma, o primeiro colocado, o capitão da PM de Pernambuco, Gilvan José Silva do Nascimento, agradeceu a oportunidade de ter um aprendizado que transformou os participantes. “Cada centavo aplicado nesse curso não foi em vão. Foram, sim, instrumento de mudança para 23 homens e uma mulher que se consideram prontos a participar de uma nova realidade hoje”. Ele enfatizou o comprometimento da equipe de instrutores que faz do curso uma referência. “Conclamamos nossos amigos de outras paragens a testemunharem sobre essa experiência em seus estados e pedimos que levem na bagagem o peso do orgulho pernambucano que vocês bem perceberam e se deixaram contagiar”, concluiu. O segundo colocado da turma foi o 1º Tenente Alisson Bordwell da Silva (PM de São Paulo) e o terceiro foi o Capitão Heraldo Lima Neto (PM da Bahia).  

A solenidade de conclusão do curso, com entrega de certificados e placas, foi prestigiada pelo Coronel Walter Benjamin, comandante do BPChoque, pelo Major PM Alberto Sardilli, representando a Casa Militar do Estado de São Paulo; Reinaldo Soares, coordenador de segurança do TRT 6ª Região e pelo Major Mouglan da Silva Moreira dos Santos representando a Casa Militar da Paraíba.

O curso tem 90 horas/aula e ministra disciplinas como Prática de Tiro, Defesa pessoal, Legislação, Inteligência, Formação de Comboio (Direção Defensiva, Ofensiva e Evasiva), Cerimonial, Etiqueta, Combate a Incêndio e Salvamento Aquático. “Quem trabalha na segurança de autoridades tem que se preparar para agir em qualquer situação. Treinamos os seguranças para estarem aptos para o ápice da atividade, seja uma resposta armada ou o resgate de um incêndio ou de um acidente aquático. Todas as possibilidades de emergência e de segurança precisam ser testadas porque o cumprimento da agenda, a rotina, se torna mais fácil” explica o capitão Alexandre, coordenador da 3ª turma do CSPA 2012.
Fábia Gomes
GOVERNO DO ESTADO
SECRETARIA DA CASA MILITAR