segunda-feira, novembro 26, 2012

Trabalhador receberá primeira parcela do 13º



Tem direito ao valor integral aqueles que trabalharam pelo menos nos últimos 12 meses para a mesma empresa / Shutterstock/ ArquivoTem direito ao valor integral aqueles que trabalharam pelo menos nos últimos 12 meses para a mesma empresaShutterstock/ Arquivo
Até a próxima sexta-feira, os trabalhadores brasileiros devem receber a primeira parcela do 13º salário, que corresponde à metade do salário recebido pelo empregado no mês. Já a segunda parcela tem de ser paga, no máximo, até dia 20 de dezembro.

Tem direito ao valor integral aqueles que trabalharam pelo menos nos últimos 12 meses para a mesma empresa. Nos demais casos, o valor é pago proporcionalmente ao tempo de serviço. “Se a empresa não cumprir  as datas previstas na legislação, ela será autuada pelo Ministério do Trabalho e  Emprego”, diz a advogada trabalhista da IOB Folhamatic, Ydileuse Martins.

Este ano, estima-se que o 13º salário injete na economia brasileira cerca de R$130 bilhões, segundo estimativa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo  do Estado de São Paulo). No entanto, a maioria dos brasileiros já tem um destino  certo para o dinheiro.

Pesquisa realizada pela Anfeac (Associação Nacional dos  Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) aponta que 61% dos consumidores usará o 13º para quitar dívidas.

O número de consumidores que pretendem usar  o 13º para comprar presentes caiu 5,88% de 2011 para 2012.

De acordo com a Anefac, as dívidas com cartão  de crédito, contudo, aumentaram. No último ano, 39% dos consumidores tinham  dívidas no cartão; neste  ano, a porcentagem chegou a 40%.