segunda-feira, dezembro 31, 2012

Fifa destaca Corinthians por ano vitorioso



Site da entidade máxima do futebol destacou quebra de hegemonia europeia no Mundial de Clubes / Toshifumi Kitamura/AFPSite da entidade máxima do futebol destacou quebra de hegemonia europeia no Mundial de ClubesToshifumi Kitamura/AFP
A Fifa, entidade máxima que administra todo o futebol mundial, voltou a destacar o Corinthians em seu site oficial. Desta vez, uma reportagem coloca o Timão em dois tópicos dos 15 maiores feitos estatísticos do ano de 2012.

A primeira razão pelo clube brasileiro estar nos números é a campanha invicta da Libertadores até a conquista do Mundial de Clubes. Na trajetória, foram 10 vitórias (sendo oito na Libertadores) e seis empates. O caminho para o ano perfeito para a Fiel começou no empate contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, por 1 a 1, e terminou no Japão, com o trunfo sobre o Chelsea, por 1 a 0.

Outro fato que coloca o Timão no grupo seleto é a quebra da hegemonia dos europeus em títulos do Mundial. Após cinco anos, uma equipe da América do Sul voltou a erguer o troféu do outro lado do mundo. Nas últimas cinco edições, Barcelona (2011), Internazionale (2010), Barcelona (2009), Manchester United (2008) e Milan (2007) levaram a melhor.

Além de destacar o Corinthians, a matéria também cita outros feitos como os 900 jogos de Ryan Giggs pelo Manchester United e o recorde de 91 gols de Messi em uma só temporada, superando o alemão Gerd Muller, que havia marcado 85 em 1971.