segunda-feira, dezembro 24, 2012

Governador entrega duas novas enfermarias no Hospital do Câncer de Pernambuco



O governador Eduardo Campos inaugurou na manhã desta segunda-feira (24), véspera de natal, duas novas enfermarias do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), em Santo Amaro. São 52 leitos a mais, do total de 268 leitos que já à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos pavilhões ficam situados nos 2° e 3° andares da unidade e foram batizados de Santa Augustina e Santa Águeda - este último preparado para receber exclusivamente pacientes em tratamento do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres.
Após percorrer as novas instalações, Eduardo lembrou que o hospital,referência em tratamento do câncer, está sob intervenção do Governo de Pernambuco desde abril de 2007, o que significou uma “virada de página” para a instituição.  “Quando tomamos para nós a responsabilidade de gerir o Hospital do Câncer, ele estava praticamente fechando, com salários atrasados, enfermarias fechadas e faltando equipamentos, médicos e medicamentos. Agora, temos um hospital que passou a ser referência de oncologia do país”, comemorou.  
A visita do governador à unidade serviu, ainda, para que ele anunciasse o início da contratação das obras de um prédio anexo ao HCP, “Em janeiro, vamos abrir o processo licitatório e em meados março já teremos obras”, explicou o secretário de Saúde, Antônio Figueira. No anexo funcionará a emergência, um centro de imagem totalmente equipado, enfermarias, UTIs, além um centro de transplante com os mais modernos equipamentos da área. O valor total no equipamento está estimado em cerca de R$ 30 milhões.
Na oportunidade, Eduardo também fez um rápido balanço dos avanços obtidos na saúde durante todo o ano de 2012. “Ao todo, abrimos cerca de 720 leitos espalhados por todas as regiões do estado, o que equivale à capacidade de quatro hospitais como Miguel Arraes”, informou o governador, reforçando que no próximo natal estará de volta ao HCP “para ver funcionando os novos equipamentos que vão ajudar a atender melhor e mais as pessoas no tratamento dos mais diversos tipos de câncer”.  
Para a abertura dos 52 leitos, a unidade recebeu investimentos de R$ 407 mil. Os recursos foram captados por meio de doação de produtos apreendidos pela Receita Federal e vendidos pelo próprio Hospital. O HCP recebe hoje mais de mil pessoas todos os dias e é responsável pelo atendimento de mais da metade de todos os pacientes de câncer do estado. A Instituição sobrevive graças ao aporte financeiro do estado, às doações de pessoas físicas e jurídicas e ao pagamento dos procedimentos médicos via SUS.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI
Félix Filho
Secretaria de Imprensa Governo de Pernambuco
Evaldo Costa
Secretário de Imprensa