quarta-feira, janeiro 23, 2013

Desconto na conta de luz residencial será de 18%, diz Aneel


Dilma havia falado em redução de 16,7%, mas diretor da agência afirmou que o governo aumentou os gastos para garantir um desconto maior(Veja)

Subestação de energia elétrica na região de Três Lagoas, divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul
Desconto para consumidores residenciais estava previsto, antes, em 16% (Reinaldo Canato)
O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, antecipou nesta quarta-feira que o desconto nas contas de luz residencial e industrial será maior do que o prometido pelo governo em setembro de 2012. A presidente Dilma Rousseff deve anunciar também nesta quarta-feira, em cadeia nacional, o corte nas tarifas de energia.
Segundo Rufino, o desconto para os consumidores residenciais, que antes estava previsto em aproximadamente 16%, será de pelo menos 18%. Já a redução para a indústria, que originalmente iria até 28%, deve ultrapassar os 32%. "Para se chegar a esse desconto, o Tesouro Nacional aumentará os aportes", completou o diretor, sem informar o tamanho do gasto adicional. O aporte original previsto pelo Tesouro era de 3,3 bilhões de reais.
No dia 7 de setembro de 2012, Dilma prometeu reduzir em 20,2% em média as tarifas de energia elétrica no País, por meio da redução de encargos setoriais e da renovação das concessões de geração e transmissão de energia. Mas com a recusa de importantes companhias em renovar os contratos, o governo só havia conseguido uma redução média de 16,7%.
Com os porcentuais adiantados por Rufino nesta quarta-feira, a redução média nas contas de luz será maior do que o prometido inicialmente. A Aneel se reúne na próxima quinta-feira para bater o martelo sobre as novas tarifas de cada distribuidora de energia.
(com Estadão Conteúdo)