III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Estado de emergência por seca continua mesmo com chuvas de verão


Defesa Civil Nacional reconhece outra cidade em situação emergencial

Alexandre Andrade Lima, presidente da
 Associação dos Fornecedores de Cana de
Pernambuco (AFCP)
Novo município pernambucano é reconhecido nacionalmente em estado de emergência por conta da seca. A cidade é Vicência, na Zona da Mata, conforme publicação no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (15). O cenário chama atenção aos significativos prejuízos provocados na agricultura estadual em consequência da estiagem, mesmo com as chuvas recentes. O setor canavieiro é um deles. Houve uma redução de 35% na produção em virtude do déficit de 50% do índice pluviométrico nos meses do desenvolvimento da safra. A seca levou diversas cidades produtoras de cana de açúcar a solicitar estado de emergência nacional.

Vicência é o oitavo município produtor reconhecido a nível nacional em estado de emergência por conta da longa estiagem. As demais são Pombos, Passira, Carpina, Nazaré da Mata, Orobo, Paudalho e Bom Jardim. “Mais cidades aguardam a análise da Defesa Civil Nacional” diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). São elas: Catende, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Limoeiro, Macaparana e Timbaúba.

O dirigente informa que, somente após o reconhecimento de estado de emergência pelo governo federal, os produtores das cidades afetadas poderão participar das medidas emergenciais governamentais. Uma das ações é a negociação de dívidas e financiamentos a juros menores. “A chuva de verão começou, mas os agricultores estão descapitalizados, porque perderam 50% do faturamento com a seca”, diz Lima. Além do mais, ainda convivem com a redução no preço da tonelada de cana, agravando os problemas financeiros, impossibilitando as condições ideias para realização dos tratos culturais na entressafra.
Robério Coutinho
Assessoria de Imprensa da AFCP