segunda-feira, janeiro 28, 2013

Palácio do Planalto abre encontro com pacote de bondades para as cidades


Anúncio do pacote de bondades prometido pelo governo federal foi projetado para ser o ponto alto do encontro
Karla Correia - Correio Braziliense
Marcha de prefeitos em 2010: Planalto quer evento alternativo ao da Confederação Nacional dos Municípios (Monique Renne/CB/D.A Press - 19/5/10)
Marcha de prefeitos em 2010: Planalto quer evento alternativo ao da Confederação Nacional dos Municípios


Devido ao luto por conta da tragédia em Santa Maria (RS), a solenidade de abertura oficial do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, marcada para a tarde de hoje, será parcialmente desidratada. Costurado de olho nas eleições de 2014— a intenção é promover a aproximação entre a presidente Dilma Rousseff e os prefeitos de todo o país —, o evento vai até quarta-feira e consumiu cerca de R$ 3 milhões, entre recursos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), patrocínios originados de estatais e bancos oficiais.
Construído pela presidente e por ministros nas últimas semanas, o anúncio do pacote de bondades prometido pelo governo federal aos novos prefeitos foi projetado para ser o ponto alto do encontro. Entre as benesses, está prevista a revisão das dívidas municipais, que passarão a ser reajustadas pela taxa Selic ou pelo IPC, reduzindo o percentual de aumento. A mudança é um pleito antigo dos prefeitos, e será anunciada como um presente para os municípios em um ano de importância fundamental para o projeto de reeleição de Dilma.