III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Carnaval 2013: campeã carioca será conhecida nesta quarta(13)



O casamento na roça da Vila Isabel, uma das favoritas ao título
O casamento na roça da Vila Isabel, uma das favoritas ao título Foto: Luis Alvarenga / Extra
O Globo
A escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio será conhecida nesta quarta-feira. A apuração começa às 15h com a leitura das notas concedidas para os dez quesitos julgados: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegoria e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. Cada quesito foi analisado por quatro jurados que puderam atribuir notas fracionadas entre nove e dez. Mas no caso de alguma escola deixar de apresentar algum quesito, será atribuída nota zero naquele item. Em todos os quesitos as menores notas são descartadas. A última colocada será rebaixada para a Série A enquanto as seis primeiras voltam a se apresentar no Sábado das Campeãs, no próximo fim de semana.
A ordem de leitura das notas será definida por sorteio às 13h, na sede da Liesa. O empate só é admitido para a primeira colocação se as escolas obtiverem, com as três notas válidas, somatório de pontos iguais em cada um dos dez quesitos, na ordem de precedência estabelecida no sorteio das 13h. Nas demais posições, se houver coincidência de notas, a classificação final será também por sorteio.
Penalidade é informada antes da leitura
Antes da leitura das notas é informado se as escolas cometeram alguma penalidade que acarrete a perda de pontos. Entre as regras estão desfilar com pelo menos 200 ritmistas na bateria, 70 baianas, não apresentar animais vivos, não permitir pessoas desfilarem com a genitália à mostra, decorada ou pintada. Cada escola deverá contar ainda com cinco a oito alegorias. Também é vedado publicidade no enredo, alegorias, adereços, alas, destaques e samba enredo. O tempo máximo de apresentação era de 82 minutos. A Mangueira, por exemplo, deve perder 0,6 décimos por ter estourado o tempo em seis minutos (0,1 ponto por minuto). O desrespeito às regras pode acarretar, conforme a situação, a perda de 0,1 a 2 pontos.