terça-feira, fevereiro 05, 2013

Contas que vencem no carnaval poderão ser pagas sem multa após o feriado


Diario de Pernambuco - Diários Associados

A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos (Carlos Moura/D.A Press)
A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos
Quem tem contas a pagar no período de carnaval deve ficar atento. É que a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que nos dias 11 e 12 não haverá atendimento nas agências bancárias em função do feriado. Na quarta-feira de cinzas (13), as agências abrem para atendimento ao público a partir do meio-dia.

As contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês que tiverem vencimento nestas datas poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo. A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

“Mesmo durante o feriado, esses canais e os caixas eletrônicos funcionarão normalmente”, lembra o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).