quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Defesa Civil simula evacuação de área de risco em Palmares



A Secretaria da Casa Militar (Camil), através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), realiza nesta sexta-feira (1º de março), um Simulado de Preparação para Desastres, em Palmares. O evento encerra o Curso de Operações em Proteção e Defesa Civil (COPDC), que aconteceu esta semana com a participação de agentes de Defesa Civil de 21 municípios da Zona da Mata Sul. O simulado será às 8h, no bairro de São Francisco, e tem por objetivo mostrar à população como proceder em caso de desastre.

A Camil desenvolve outras ações reunidas na Operação Inverno, como a reedição do Manual de Prevenção a Desastres, o serviço de alerta SMS e as campanhas educativas. “Estamos entrando na quadra chuvosa (meses de chuva) da Zona da Mata e RMR, por isso estamos reforçando as ações de prevenção, É importante estar atento e articulado com os municípios”, explica o secretário da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti.

A ideia é simular uma evacuação retirando os moradores daquela área para local seguro, após o alerta que a Defesa Civil do município e lideranças comunitárias darão através de apitos e do repicar dos sinos da igreja local. O alerta será a deixa para que os moradores saiam com urgência de suas casas. Segundo o Cap. BM Pablo, que ministra o curso, o local foi escolhido, a partir de critérios técnicos e por possuir sérios riscos geológicos, com histórico de deslizamentos. “É uma área de morro, com diversos acessos. Vamos fazer a evacuação pela escadaria principal e mobilizar 50 famílias nesse exercício”, explica.
No bairro residem cerca de 500 famílias, aproximadamente 2 mil pessoas. A simulação promoverá a remoção da área considerada de risco e fará o resgate de uma vítima, para demonstração de primeiros socorros.  Segundo o coordenador da Codecipe, Tenente-Coronel, Cassio Sinomar  “A simulação é um trabalho de prevenção  importantíssimo porque os técnicos terão a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos no curso. Além disso, a população começa o processo de transformação cultural necessário, recebendo orientação para observar os alertas e a sair imediatamente de suas moradias para um local seguro”.   A igreja católica do bairro servirá como área segura, concentrando os evacuados para palestra de encerramento da atividade.
Além de envolver os agentes de Defesa Civil participantes do COPDC e a população da área, a simulação terá a participação de policiais militares, membros da Guarda Civil Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito e de outros órgãos.
Palmares foi uma das cidades que mais sofreu com as enchentes de 2010. Segundo o secretário de Cidade e Articulação Comunitária, João Sobrinho, além da parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura está realizando algumas ações preventivas para o inverno. No bairro de São Francisco, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil está visitando as aproximadamente 50 famílias que participarão do simulado e a Secretaria de Infraestrutura está realizando serviços de limpeza, recuperação das escadarias e das canaletas de drenagem de águas pluviais.
SIMULAÇÃO DE EVACUAÇÃO DE ÁREA DE RISCO EM PALMARES
1º de março – 8h – Local: Bairro de São Francisco -  Previsão de remoção: 50 famílias
·   População Local: 500 famílias, aproximadamente 2 mil pessoas
·   Participantes: Agentes de Defesa Civil de 21 municípios da Mata Sul
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
SECRETARIA DA CASA MILITAR
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fábia Gomes