III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Encontro de Maracatu agita Carnaval de Olinda e Aliança


O encontro foi criado em 1990 por Mestre Salustiano

Divulgação
Descrição da imagem
Durante o domingo (10/01), segunda (11/01) e terça-feira (12/01) de Carnaval é realizado, desde 1990, o Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, que reúne o público apreciador da cultura do Baque Solto em uma grande festa popular em Olinda e em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. 

O Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco foi idealizado no início dos anos 90, com o objetivo de manter e preservar a cultura do Maracatu de Baque Solto que estava ameaçada. Manoel Salustiano Soares, mais conhecido por Mestre Salustiano, um dos idealizadores do Encontro conseguiu reunir na primeira edição 12 Maracatus de Baque Solto. 

Nos anos seguintes, o evento cresceu e se consolidou contando hoje com a participação de 115 agremiações associadas provando que a cultura do Maracatu de Baque Solto é um fenômeno em crescimento.

Na segunda (10/02), o encontro é realizado na Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara, em Olinda. No domingo (10/02), na segunda (11/02) e terça(12/02), ele acontece no Terreiro Leda Alves na sede da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, na cidade de Aliança, a 91 quilômetros do Recife.

Organizado e produzido pelos próprios Maracatus de Baque Solto, através da sua Associação, com apoio do Governo do Estado, a partir da Secretaria de Cultura/ Fundarpe, o 23º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco faz parte do Calendário do Carnaval de Olinda e do Carnaval de Pernambuco.

O Encontro conta ainda com a participação de mais de 12 mil folgazões(brincantes de Maracatu de Baque Solto) integrantes dos 110 Maracatus de Baque Solto de Pernambuco associados da Associação. O mais antigo, o Cambindinha de Araçoiaba, de 1914, e os caçulas, Estrela Brilhante de Lagoa de Itaenga e Pantera Brasileira, do bairro da Iputinga, Recife criados em 2012.

Serviço:

23° Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco

Dia 11 de fevereiro (segunda-feira) 

- Local: Ilumiara Zumbi, Cidade Tabajara, Olinda, a partir das 14h

- Como chegar: de ônibus (Paulista) - segunda parada de ônibus depois do Terminal da PE 15; de carro – primeiro retorno após a segunda parada de ônibus depois do Terminal da PE 15.

Dias 10, 11 e 12 de fevereiro (domingo, segunda e terça-feira) 

- Local: Terreiro Lêda Alves na sede da Ass. dos Maracatus de Baque Solto de PE, Aliança. Domingo a partir das 16h, segunda e terça a partir das 8h.

- Como chegar: BR 408 – a partir do TIP (Terminal Integrado de Passageiros) até Aliança, passando por Paudalho, Carpina, Tracunhaém e Nazaré da Mata. FUNDARPE