III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sábado, fevereiro 23, 2013

Governo de Pernambuco garante segurança por terra, mar e ar para praias do Recife



Garantir a segurança e a tranquilidade da população também no momento de lazer. Essa será a tarefa dos policiais militares e bombeiros salva-vidas distribuídos nos seis novos postos de guarda-vidas inaugurados pelo governador Eduardo Campos, nesta manhã de sábado (22), na Praia de Boa Viagem. “Instalamos este projeto primeiramente em Boa Viagem, transformando as praias do Recife nas mais seguras do Brasil. Brevemente, vamos expandi-lo por todo o nosso litoral”, garantiu o governador, que visitou o posto 5, nas imediações da Padaria de Boa Viagem.
foto1
A iniciativa inclui salvamento aquático, policiamento, apoio ao turista, acessibilidade e fiscalização de trânsito, e conta com a mobilização do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), além de efetivo da Guarda Municipal. O projeto recebeu o nome Orla Segura e investimento de R$ 4 milhões.
 
A partir de agora, em casos de emergências, ficam à disposição do serviço de resgate duas ambulâncias e um helicóptero, 14 triciclos, quatro jetskis, além de lanchas e flexboats. Após assistir às simulações de salvamento, Eduardo mostrou-se bastante satisfeito com o esquema. "Ficamos felizes com o equipamento, que é bonito e funcional, e com a qualificação do pessoal, que tem treinamento e equipamentos mais modernos do mundo", disse o governador.

Até junho de 2013, serão entregues mais cinco novos postos de guarda-vidas, chegando ao número de onze estruturas. Os postos ficaram distribuídos em 9,5 quilômetros de orla, passando pelo Brasília Formosa, Pina e Boa Viagem. A distância entre um equipamento e outro varia de 800 metros a um quilômetro. Ao todo, 175 salva-vidas trabalharão nestas unidades.
 
foto2
Frequentadora assídua da praia de Boa Viagem, a professora Cristiane Guimarães, mostrou-se bastante entusiasmada com a iniciativa. “Estou impressionada com essa estrutura. Como cidadã recifense, sinto-me cuidada e valorizada. Agora, o principal cartão postal da cidade ganhou mais organização e beleza”, comemorou.
 
A agilidade no acionamento dos agentes de segurança é o grande destaque do projeto. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Casa Nova, explicou como funciona a operação. “As equipes vão atuar circulando na areia e no calçadão, mas também com jetskis e helicópteros para salvamentos em alto mar. Com esse sistema, prestamos o socorro, em muitos casos, em menos de um minuto, tempo suficiente para um helicóptero sair do Aeroclube e chegar à praia, por exemplo”.
 
foto3
Prefeito do Recife, Geraldo Julio destacou a integração no trabalho por mais segurança e organização das praias. “A utilização dos espaços e das câmeras serve para envolver cada uma das responsabilidades. Até então, não tínhamos guardas municipais atuando nas areias das nossas praias, apenas nos postos. Desta maneira, vamos fazer com que a presença dos 48 guardas municipais policiais seja mais interessante e, sobretudo, eficiente”, disse.
 
Todos os postos contam com videomonitoramento e radiocomunicação para facilitar não só o atendimento às vitimas, como também atuar na prevenção a acidentes e delitos. Por ser uma das ocorrências mais comuns na praia, o desaparecimento de crianças ganhou uma ação específica. Os pequenos poderão ser identificados através de pulseiras coloridas distribuídas pelos bombeiros. Cada cor representará uma determinada área do balneário. A acessibilidade de cadeirantes e pessoas com deficiência também não ficou de fora do projeto, ganhando uma cadeira especial para este público.
 
Além disso, o Projeto Orla Segura prevê a realização de campanhas e projetos sociais de conscientização ambiental e prevenção de acidentes voltados para os estudantes de escolas públicas.

Fotos: Eduardo Braga/SEI

Manoel Guimarães 
Gerente de Relações com a Imprensa - SEI 
Evaldo Costa 
Secretário de Imprensa