III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

domingo, fevereiro 03, 2013

Sessentona, Virgens do Bairro Novo levam irreverência a Olinda


A concentração é na Praça 12 de Março. De lá, os trios sairão pela Avenida Getúlio Vargas até a beira-mar

Do JC Online

 / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Há 60 anos, nascia um dos blocos mais criativos do Carnaval do Estado, as Virgens do Bairro Novo. Das partidas de futebol na praia de Olinda, onde os homens vestiam roupas de mulher no lugar do uniforme, surgiu a brincadeira. Fielmente, há seis décadas, o festejo atrai uma legião de foliões para a orla olindense. A idade, nem de longe, ofusca a diversão. Neste domingo, a partir do meio-dia, as moçoilas “sexygenárias”, como define a organização, desfilam toda a vitalidade acompanhadas por dez trios elétricos. Duas horas antes do início da festa, haverá concurso para escolher as meninas mais caprichosas.

A concentração é na Praça 12 de Março. De lá, os trios sairão pela Avenida Getúlio Vargas até a beira-mar. Para encarar o percurso de quatro quilômetros será servido um café da manhã, a partir das 8h. O público esperado pelos organizadores é superior a 500 mil pessoas.

Entre as categorias do concurso estão: luxo, originalidade, mais simpática, mais sexy, mais pura, mais tímida, mais sapeca, mais mal amanhada e a mais virgem das virgens. Uma média de 350 participantes já se inscreveram para a disputa. Este ano, o homenageado do desfile será o diretor comercial da aguardente Pitú, Alexandre Ferrer.

As bandas Asas da América, Som da terra e Abusados Elétricos estão entre os artistas confirmados. “Mas nossa maior atração são os 420 homens vestidos de mulher dentro do cordão de isolamento”, afirma o presidente do bloco, Alexandre Maranhão. A data redonda será comemorada com muito frevo e maracatu. “Essa é a forma que encontramos para valorizar a cultura local”, acrescenta.

A segurança dos brincantes ganhará reforço de 420 seguranças particulares contratados pela direção. Além disso, mil policiais militares serão deslocados para acompanhar o bloco. Segundo a direção, cada trio elétrico terá um bombeiro civil.

Das 6h até a meia-noite, o tráfego de veículos será interditado da Avenida Sigismundo Gonçalves, no Varadouro, até o cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com Rua Eduardo de Morais (antigo quartel do Exército). Serão 28 bloqueios fixos, nove bloqueios móveis e três saídas de emergência.

O desvio dos ônibus, que vão em direção a Olinda, começa no Complexo de Salgadinho. Os coletivos pegarão a Avenida Pan Nordestina, depois a Avenida Chico Science até a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti (Próximo ao Flat Quatro Rodas).

Para os que vão de carro, o conselho do secretário de transporte e trânsito do município, Oswaldo Lima Neto, é deixar o veículo no Estacionamento Legal, montado no Memorial Arcoverde. A taxa cobrada é de R$ 12 e os passageiros terão acesso ao Expresso da Folia, frota disponível para levá-los do Complexo de Salgadinho à Praça do Jacaré, no Varadouro.