III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quarta-feira, abril 10, 2013

Aluno de 16 anos aprimora tratamento contra o câncer e ganha prêmio



estudante_cancer
Foto: divulgação
Um estudante de 16 anos de Calgary, no Canadá, foi premiado nesta terça-feira por pesquisas contra o câncer.
Apesar de tão jovem, Arjun Nair, que é de origem indiana, conseguiu aprimorar
uma terapia fototérmica (usa luz para aquecer) com nanopartículas de ouro para eliminar células cancerígenas (por radiação).
Na nova versão do estudante, as células cancerígenas não conseguem se proteger contra o calor emitido pela terapia, o que deixa o tratamento mais eficaz.
Na terapia fototérmica, são injetadas nanopartículas de ouro no paciente.
Em seguida, essas partículas se acumulam nas células tumorais e, quando aquecidas por emissão de luz, atacam as células do câncer.
No estudo, Nair demonstrou como um antibiótico (17-AAG) é capaz de driblar as defesas do câncer e fazer da terapia um tratamento mais eficaz — um dos principais problemas desse tipo de terapia é exatamente a capacidade das células tumorais de se proteger contra a destruição por calor.
Arjun Nair ganhou o primeiro prêmio, entre 208 alunos, e levou 5.000 dólares canadenses, o equivalente a quase 10.000 reais, por sua descoberta.
Ele ainda ganhou outros 1.000 dólares canadenses, cerca de 2 mil reais, pelo prêmio do projeto com maior potencial comercial.
A edição de 2013 do concurso Sanofi BioGENEius Challenge Canada foi julgada por um comitê de pesquisadores reunidos em Ottawa na sede do Conselho Racional de Pesquisas canadense (CNRC, na sigla em inglês) — chefiado por Luis Barreto, ex-vice-presidente da Sanofi Pasteur. 
Nari passou dois anos pesquisando o caso e em 2012, conseguiu permissão para usar as instalações de dois laboratórios da Universidade de Calgary, onde recebeu conselhos de seus diretores Simon Trudel e David Cramb, condições excepcionais para um aluno do ensino médio.
Com informações da Veja e France Press.
Band.com.br