sexta-feira, maio 31, 2013

AGENDA DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS


AGENDA DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS
Data: 31/05/2013 – SEXTA-FEIRA

Bloco anexo do Hospital do Câncer começa a ser construído 

O governador Eduardo Campos assina, nesta sexta-feira (31/05), às 11 horas, a Ordem de Serviço para o início das obras do bloco anexo do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Com um investimento de aproximadamente R$ 27 milhões, o novo espaço contará com sete pavimentos, em 6,7 mil metros quadrados de área construída, e abrigará a emergência do hospital; Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 20 leitos; e um pavimento reservado para uma Unidade de Transplante de Medula Óssea. O prazo de entrega da obra é de 12 meses.
A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço será no pátio do HCP, no bairro de Santo Amaro. A nova emergência do hospital terá 30 leitos, divididos por classificação de risco. Isso significa um aumento de seis vezes em relação à emergência atual, que possui cinco leitos. Com a inauguração do bloco anexo, o centro cirúrgico também será ampliado, passando de oito para 12 salas. Já o número de leitos de UTI passará de 10 para 20, um crescimento de 100%. Ao todo, serão construídas 14 enfermarias (dois leitos em cada uma, totalizando 28) e cinco apartamentos (cada um com um leito). 
A nova estrutura também abrigará uma Unidade de Transplante de Medula Óssea, com área de 914 metros quadrados e 10 leitos. Além da obra do prédio anexo ao HCP, o projeto já prevê a reforma da área que abrigava o centro cirúrgico do antigo prédio. No local, será acomodado o setor de diagnóstico e imagens, com endoscopia, colonoscopia, endoscopia, revelação, tomografia, ultrassom, ecocardiograma, entre outros. Ainda será construída uma passarela que interligará os dois prédios.
INTERVENÇÃO - Com uma dívida acumulada em R$ 40 milhões, o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) estava ameaçado de fechar as portas em 2007. A intervenção estadual, iniciada no mês de abril daquele ano, equilibrou as contas da unidade e possibilitou investimentos na melhoria dos serviços. A partir de então, uma série de melhorias foi implantada na unidade, como reforma nos setores de odontologia e próteses reabilitadoras, quimioterapia, enfermarias, ambulatório de cabeça e pescoço, além da inauguração do Sistema de Radiologia Digital e do Complexo Nutricional-Alimentar. 
Atualmente, o HCP possui 268 leitos e faz, mensalmente, uma média de 1,5 mil atendimentos na triagem, 7,5 mil consultas, 400 cirurgias e 1,3 mil sessões de quimioterapia.
SERVIÇO:
Assinatura da Ordem de Serviço das obras do bloco anexo do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP)
Dia: sexta-feira (31/05)
Horário: 11h
Local: Hospital de Câncer de Pernambuco - Av. Cruz Cabugá, 1.597, Santo Amaro - Recife

Manoel Guimarães 
Gerente de Relações com a Imprensa - SEI 
Evaldo Costa 
Secretário de Imprensa