III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, maio 09, 2013

Audiência pública presidida pelo deputado José Humberto Cavalcanti avalia vegetarianismo como opção para melhor qualidade de vida.


As Câmaras de Vereadores do Estado devem realizar audiências públicas para discutir a importância do vegetarianismo como opção alimentar ética, saudável e sustentável. A informação foi transmitida, ontem, pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), durante audiência pública sobre o tema. “Esse é um assunto que merece ser discutido na esfera legislativa porque afeta diretamente a qualidade de vida da população e do meio ambiente”, destacou. 

Na ocasião, a representante do Conselho Regional de Nutrição, nutricionista Rafaela Fernandes, apresentou um estudo da Universidade de Oxford. A pesquisa, divulgada em janeiro deste ano, foi realizada com um grupo de pessoas vegetarianas e onívoras e detectou que as que não consomem carne têm menos chances de desenvolver doenças crônicas como obesidade; enfermidades cardiovasculares; diabetes e vários tipos de câncer. “Ao tomar conhecimento, muitas pessoas têm procurado aderir ao vegetarianismo para melhorar a qualidade de vida”, enfatizou. 

A coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) no Recife, Bárbara Bastos, elencou algumas políticas públicas aplicadas em algumas regiões do País. Bárbara chamou a atenção para o Programa Segunda sem Carne, implantado no Estado de São Paulo. A iniciativa visa convidar as pessoas a retirarem a carne do prato, pelo menos uma vez por semana. “A partir dessa prática, podemos enxergar os animais como sujeitos de direitos, conseguimos reduzir os impactos ambientais e os índices de doenças crônicas”, argumentou. Em Pernambuco, segundo o gestor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cristiano Carrilho, deverá ser criado um guia de restaurantes vegetarianos. “Esse é um direito do consumidor que precisa ser respeitado”, declarou.
 
Os deputados Sebastião Rufino (PSB), e o líder da Oposição, Daniel Coelho (PSDB), autor da proposta que deu origem ao encontro, participaram. Rufino parabenizou o colegiado pelo evento. “Essa ação mudou minha opinião sobre o vegetarianismo”, admitiu. “Toda mudança cultural é muito difícil, mas a sociedade precisa reconhecer a importância do vegetarianismo e reduzir o preconceito em relação ao tema”, frisou Coelho, propondo que a Comissão de Meio Ambiente da Casa realize um trabalho de conscientização com donos de bares e restaurantes de Pernambuco.
 

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco – 09/05/2013

Wellington Ribeiro - Assessor Parlamentar