III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, maio 09, 2013

Motoboys terão prazo de tolerância prorrogado para 01 de agosto










Os profissionais que atuam com entrega de produtos devem ficar atentos às novas regras previstas na Lei 12.009/2009 e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN – 350 e 356) e correlatas (Res. CETRAN 12/2011 e Portarias Detran 3086/2011,  que regulamentam o exercício da profissão de motofretista (motoboy).
A medida atende a um pleito feito ao Governo do Estado, através do Sindicato Patronal das Empresas Teceirizadas de Motoboys (SempreMoto) e do Sindicato dos Trabalhadores de Moto, Motoqueiros, Motoboys, Motomen e Afins (Sindimoto-PE), que alegaram precisar de mais tempo para os ajustes. Apenas 02 estados Rio Grande do Sul e Amapá, estão realizando a fiscalização. Em Minas Gerais e Santa Catarina,  estão sendo cobrados apenas os equipamentos de segurança; ainda não há punição pela falta do curso.
Em vista das dificuldades alegadas pelas representações de classe,  para implementação das medidas, o Governo do Estado de Pernambuco, resolveu, à esteira do que vem acontecendo em vários Estados da Federação, adiar a fiscalização quanto a equipamento e placas vermelhas, para o dia 01.08.2013. A fiscalização de CNH e(Habilitação) e Documentação do veículos de duas rodas, continuará sendo feita. Em Pernambuco, há 1.032 motos registradas como ‘carga’ e 5.033 motociclistas com curso de especialização em motofretista.
Linhas de crédito
AGEFEPE - Os profissionais podem solicitar empréstimo para a compra dos equipamentos na Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE). O valor varia entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00 e é destinado à compra dos itens exigidos como coletes luminosos para os motofretistas e corta-pipas nas motos. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h, na Agência, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, 906, no bairro do Espinheiro. O Banco do Brasil também oferece linha de crédito para os profissionais da área.
Portaria irá ampliar oferta de cursos de motofretista – Em Pernambuco, os cursos de especialização podem ser feitos na modalidade presencial nas unidades do SEST/ SENAT ou em 87 Centros de Formação de Condutores (CFCs) através do modo semipresencial com aulas on line através do Instituto Pró-Cidadania( as inscrições podem ser realizadas pelo WWW.motocidadaniape.com.br). Amanhã, o DETRAN irá publicar a Portaria 1995/2013, que permitirá a todos os CFCs oferecerem o curso de motofretista à população. Atualmente, há 227 Centros de Formação de Condutores credenciados em Pernambuco (145 deles no interior e outros 82 na RMR).


Entre as exigências, os profissionais devem ter:
  • 21 anos ou mais
  • CNH categoria ‘A’ há, pelo menos, dois anos
  • Curso profissionalizante
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como joelheiras e cotoveleiras
  • Moto registrada na categoria aluguel (placas vermelhas)
  • Equipamentos de proteção na moto (Corta-Pipa e Mata-cachorro)
  • Baú/ grelha
  • Side-Car (para aqueles que transportam água mineral ou botijões de gás)