terça-feira, maio 14, 2013

No 6° aniversário, Pacto Pela Vida ganha prêmio da ONU e integra mais oito novas ações



Mais uma ação do governo de Pernambuco alcança reconhecimento internacional. Durante ato realizado na manhã desta terça-feira (14/05), o governador anunciou que o Pacto Pela Vida é um dos vencedores do mais importante prêmio de gestão pública do mundo, de responsabilidade Organização das Nações Unidas (ONU).
“Esse prêmio é um reconhecimento muito especial. Estamos ganhando por dois anos consecutivos e passamos a ser o Estado que mais tem essa premiação no Brasil”, destacou Eduardo, oferecendo “a distinção a todos que, no anonimato, nos ajudam diariamente no Pacto Pela Vida”. No ano passado, o programa Todos por Pernambuco recebeu a maior distinção da ONU, como reconhecimento pela sistemática de ausculta à população para definição das prioridades de governo
O ato em que foi feito o anúncio da premiação do Pacto pela Vida foi organizado para marcar o sexto aniversário do programa, que avança com a integração de mais oito novas ações de combate e
prevenção à 
criminalidade em Pernambuco.


As novas frentes de trabalho do programa têm foco nas parcerias. Convênio firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além da ampliação da participação dos agentes públicos em todas as instâncias, sobretudo dos governos municipais. Durante a solenidade, realizada na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções.
“Estamos no caminho certo e vamos, sim, transformar Pernambuco no lugar mais seguro do País”, cravou Eduardo, lembrando que Pernambuco foi o único Estado do Nordeste a reduzir por seis anos consecutivos as taxas de criminalidade em todo o seu território. Presente no ato, o procurador-geral de Justiça do MP, Aguinaldo Fenelon, destacou a integração e a interação do Programa. “Eu só acredito que este País possa mudar a segurança pública e acabar com o crime organizado se esse modelo do Pacto Pela Vida, no qual as instituições conversam, irradiar”, argumentou.

NOVAS AÇÕES - Divididas em oito grupos, as novas ações anunciadas contemplam melhorias para os trabalhos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; jovens com liberdade assistida; desarmamento; parceria com municípios; com a Febraban; criação de novas delegacias especializadas; fortalecimento ao combate à violência contra mulheres; além de condecorações com a criação da Medalha Pacto Pela Vida. Na primeira edição do prêmio, foram dez os homenageados, entre eles, o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió; e o professor da UFPE, José Luiz Ratton.
Destaque entre as ações, o convênio entre a Febraban e o Governo de Pernambuco é um projeto-piloto no País e prevê um conjunto de medidas de segurança internas e externas a serem implantadas nas agências bancárias. “Vamos fazer um piloto para podermos convencer, inclusive, os bancos a fazer em todo o Estado e no Brasil. Acho que é uma conquista importante”, acredita Eduardo, que agradeceu “o entendimento, quando todo mundo recuou um pouco”. “Nesse primeiro momento, vamos ter mais segurança nas agências bancárias que são as mais vulneráveis a crimes violentos na cidade do Recife”, explicou o governador. “Vamos a partir do Recife testar um modelo de segurança para melhorar as condições dos trabalhadores, dos usuários e das agências bancárias”, completou Geraldo Julio.
Já para ampliar as parcerias com os municípios, Eduardo lançou o Programa Mais Segurança nos Municípios. O Governo vai levar as viaturas do programa Patrulha nos Bairros para os municípios de Vitória de Santo Antão, Caruaru e Petrolina. Coube ao secretário de Planejamento e Gestão e atual presidente do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, Fred Amâncio, apresentar e detalhar as novas ações. Para ele, “a meta permanente do Pacto é ser sempre um programa em evolução”.
Além do convênio com a Febraban e o Programa Mais Segurança nos Municípios, o conjunto de medidas preparado para o aniversário de seis do Pacto Pela Vida, contempla o Comando Conectado, no qual comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros receberão tablets com acesso ao PE Conectado. Com isso, eles terão acesso a informações, como mandados de prisão em aberto, antecedentes criminais, além de geo-referenciamento de viaturas;
A instituição da Medalha Pacto pela Vida, com entrega de medalhas para profissionais e entidades com relevantes serviços prestados à prevenção e à redução da criminalidade; Liberdade Assistida será um Programa para oferecer acompanhamento de assistente social, psicólogo e apoio a jovens em liberdade assistida, para mantê-los dentro da escola e longe das drogas;
O Desarmamento Itinerante  é uma campanha de desarmamento que ganhará um novo fôlego no Estado, com a unidade de coleta itinerante da Polícia Militar;  Serão criadas, ainda, Novas divisões de homicídios na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior, com 19 Delegacias de Homicídio (DPH); e, por fim, haverá o Fortalecimento do Enfrentamento à Violência do Gênero, quando será instalada, em Igarassu, uma nova unidade da Delegacia de Atendimento à Mulher. 
Fotos: Aluísio Moreira/SEI
Manoel Guimarães 
Gerente de Relações com a Imprensa - SEI 
Evaldo Costa 
Secretário de Imprensa