III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, maio 06, 2013

Produtores debatem ações contra efeitos da seca com deputados


Robério Coutinho 
Assessoria de Imprensa AFCP 
Nesta segunda-feira (6), às 10h, os produtores de cana terão oportunidade de expor ao Parlamento estadual reivindicações diante dos prejuízos provocados na cultura canavieira por conta da maior seca dos últimos 50 anos. Um plano estratégico de enfrentamento da crise no setor em função da estiagem será criado pela Comissão Especial Sucroalcooleira da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A reunião será realizado na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).
Um terço da última safra foi dizimado e 15% da nova produção já foram afetadas com a morte de socarias. As propostas apresentadas pelos participantes serão fundamentais para subsidiar os procedimentos necessários para a elaboração do plano dos deputados. O presidente da Comissão é o deputado Henrique Queiroz (PR). O vice é José Humberto Cavalcanti (PTB) e João Fernandes Coutinho (PSB) é o relator. Maviael Cavalcanti (DEM), Ângelo Ferreira (PSB) e Manoel Santos (PT) também integram a Comissão e estarão presente no evento dos canavieiros.
O órgão de classe preparou proposta com apoio de Gregório Maranhão – responsável pela criação técnica do Programa de Recomposição da Atividade Canavieira na Mata Norte (ProRenor) no governo Jarbas Vasconcelos. O programa foi concebido numa época de estiagem e com significativas perdas na cultura canavieira. Ele consistia na distribuição de sementes da cana para o replantio, além da entrega de fertilizantes e herbicidas. A decretação de emergência da Zona da Mata na esfera estadual também será defendida pela AFCP. “O governo federal autorizou a renegociação das dívidas, mas a medida só tem efeito se a localidade estiver em emergência”, diz o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima.