São João é uma festa, tradicionalmente, católica
São João é uma festa, tradicionalmente, católica
Os grandes homenageados do ciclo junino são os santos católicos, em particular aquele que confere o nome à festa. São João era primo de Jesus e foi ele quem batizou o Mestre de Nazaré, por isso também conhecido por São João Batista. Cuidado para não confundir com João Evangelista, o apóstolo de Jesus que, além do Evangelho, também escreveu as três epístolas de João (1, 2, e 3) e o livro do Apocalipse. São José, Santo Antônio e São Pedro completam a lista. Conheça mais sobre eles:

SÃO JOSÉ (19 de março)
Apesar de ter ficado muito confuso quando sua mulher lhe contou estar grávida do Espírito Santo, José aceitou tal destino. Carpinteiro pobre e humilde, preparou Jesus para viver no mundo dos homens com carinho e determinação. Homem de persistência, honra e extrema habilidade manual, foi quem arrumou a manjedoura que serviu de berço para Cristo. É considerado o protetor da família, dos justos e dos trabalhadores. Nos cultos afro-brasileiros corresponde ao orixá Oxossi ou Odé.

SANTO ANTÔNIO (13 de junho)
Nascido em Lisboa, em agosto de 1195, Santo Antônio foi batizado com o nome de Fernando Bulhões. Aos 15 anos, entrou para um seminário agostiniano e, em 1220, trocou seu nome para Antônio ao ingressar na Ordem Franciscana. Santo Antônio era um pregador das massas. Foi professor de Teologia e morreu em 13 de junho de 1231 em Pádua, Itália. Conhecido como casamenteiro, é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos. Nos cultos afro-brasileiros, corresponde ao orixá Ogum.

SÃO JOÃO (24 de junho)
Filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, foi ele quem, segundo a Bíblia, batizou Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão. Sua imagem é de um garoto com um cordeiro, já que teria sido ele quem anunciou a chegada de Cristo. João morreu decapitado a pedido da enteada do rei Herodes, Salomé. É o mais importante dos homenageados nas festas de junho, também conhecidas como festas joaninas. Nos cultos afro-brasileiros, corresponde ao orixá Xangô.

SÃO PEDRO (29 de junho)
Quando conheceu Jesus, Pedro era casado, tinha dois filhos, trabalhava como pescador e se chamava Simão. Foi seu irmão André quem lhe apresentou o filho de Deus. Foi no barco de Pedro que, no dia de pesca frustrada, Jesus fez surgir peixes na rede vazia. Considerado o primeiro Papa, ele foi martirizado e executado por ordem do imperador Nero entre os anos de 64 e 67. É o guardião das chaves do céu. Protetor dos lares, também é popularmente conhecido como responsável pelas chuvas. Nos cultos afro-brasileiros, corresponde ao orixá Exu. Textos baseados no livro São João – Manifestação de Fé, Celebração da Alegria, de Carmem Lélis.