sexta-feira, julho 26, 2013

AGENDA DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

AGENDA DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS
Data: 26/07/2013 – SEXTA-FEIRA



Eduardo entrega em Garanhuns a primeira UpaE do Estado

A população do Agreste Meridional de Pernambuco passa a contar, a partir desta sexta-feira (26/07), com a primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UpaE) do Estado. A UpaE de Garanhuns, que será inaugurada pelo governador Eduardo Campos, às 17 horas, beneficiará mais de 500 mil moradores de 21 municípios da região.

A UpaE de Garanhuns vai ajudar a descentralizar a oferta de consultas especializadas em Pernambuco. Ao todo, o Governo do Estado investiu mais de R$ 21 milhões na construção e aquisição de equipamentos para a unidade, que terá um setor ambulatorial, com 19 consultórios; setor de diagnósticos e terapias; bloco cirúrgico, com quatro salas de cirurgia; e internamento de curta duração, além de apoio técnico e logístico. Todos os setores funcionarão em uma estrutura com mais de 2,8 mil metros quadrados de área construída. 

Em seu ambulatório, a UpaE de Garanhuns oferecerá consultas em diversas especialidades. A unidade ainda terá capacidade para realizar cirurgias de baixa complexidade, como catarata, adenóides, hérnias, entre outras, nas quais os pacientes são liberados em até 24 horas (hospital-dia), e de alta frequência (procedimento que retira do colo do útero lesões precursoras do câncer).

Após a inauguração da UpaE de Garanhuns, o Governo do Estado deverá entregar a unidade de Petrolina. Ao todo, 12 UpaEs serão erguidas em todo o Estado. Todas já estão em fase de construção.

HOMENAGEM - O nome da UpaE é uma homenagem a Antônio Simão dos Santos Figueira (1910-1995), médico pediatra, com fortes raízes em Garanhuns, onde residiu. Ao longo de sua vida, foi professor catedrático da UFPE,  fundador da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, diretor do Hospital Pedro II e idealizador do atual Hospital das Clínicas. Também foi fundador do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), sendo seu primeiro presidente e detentor do CRM número 1. A autoria do projeto que batizou a unidade foi do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
SERVIÇO:
Inauguração da UpaE de Garanhuns
Data: Sexta-feira (26/07)
Horário: 17h
Local: BR-423, no Loteamento Planalto do Quilombo São José, bairro de Dom Tiago Postman, Garanhuns
Manoel Guimarães
Gerente de Relações com a Imprensa - SEI
Evaldo Costa
Secretário de Imprensa