quarta-feira, julho 24, 2013

Artistas lamentam morte de Dominguinhos

Do NE10


O cenário cultural está de luto. Cantores e compositores como Maciel Melo, Silvério Pessoa, Santanna e Alcimar Monteiro lamentaram a morte do músico pernambucano Dominguinhos, na noite desta terça-feira (23). Para a maioria deles, será difícil conseguir um sucessor à altura. Confira abaixo alguns depoimentos:


SANTANNA - "Partiu o maior sanfoneiro do mundo. A partida de Dominguinhos irá deixar uma perda muito grande. Perdemos a maior majestade do Forró".


ALCYMAR MONTEIRO - "Recebi com profunda tristeza essa notícia. Dominguinhos, além de amigo, era um grande artista da Música Popular Brasileira. Um artista plural e singular. Tive a oportunidade e a felicidade de cantar ao seu lado. Sem dúvida, ele irá deixar muita saudade. Tive a sorte de gravar e cantar ao seu lado músicas como O mel e o Fel e Asa Branca. Quando um artista vai embora ele deixa saudade, e Dominguinhos vai deixar muita mais que saudade; vai deixa um legado da cultura nordestina".


SILVÉRIO PESSOA - O músico chegou da França recentemente após passar 30 dias em turnê com o disco feito com o grupo La Talvera, ainda inédito no Brasil. Ficou impressionado com a fama de Dominguinhos por onde passou. "Dominguinhos ficou ainda mais conhecido após o Centenário de Luiz Gonzaga, sendo valorizado pelo mercado europeu, que o colocou como representante do gênero tradi moderno." Silvério teve a oportunidade de dividir o palco com o ídolo em várias ocasiões, como Festival de Inverno de Garanhuns e São João de Caruaru, além de gravar músicas em dupla. "Era um artista muito generoso. Seu sentimento de humildade contrastava com a sua genialidade. Ele não era apenas um forrozeiro. Era um dos melhores músicos do mundo. Perdi uma grande referência na minha vida artística".


MACIEL MELO - O cantor e compositor Maciel Melo Melo soube da morte de Dominguinhos em Garanhuns, onde se prepara para tocar no Festival de Inverno nesta quinta (24). Ele estava vendo a novela no hotel quando viu a notícia na televisão. "A gente já sabia que a qualquer momento isso ia acontecer, mas ainda estou meio zonzo com a informação. Ele foi um gênio e será uma figura eterna. Ele agora está em paz. Cumpriu a missão dele e agora vai ficar perto de Gonzaga, Sivuca, Jackson do Pandeiro. Cabe a nós ficar aqui alimentando obra dele. Vai demorar muitos anos para aparecer outro feito Dominguinhos", declarou Maciel, que participou de um dos últimos shows de Dominguinhos, no dia 24 de novembro, no Manhattan Café, em Boa Viagem.


MARCELO MELO - "Fiquei muito triste. Considero Dominguinhos o mais importante sanfoneiro popular pela sua criatividade, naturalidade e beleza. Atualmente temos muita gente boa, mas não vejo ninguém que possa substituI-lo. Lembro que dividi o palco com ele e uma das músicas que vai ficar para sempre na minha memória é Sete Meninas, que cantamos em 1972 durante o circuito Universitário".
 
REDES SOCIAIS - Nas internet, alguns artistas registraram suas lamentações e homenagens. O músico Gilberto Gil postou no Twitter o vídeo da música "Lamento Sertanejo", "in memoriam". Também no microblog, o pernambucano China disse que "agora o forró no céu vai ficar bom". 

A cantora Elba Ramalho, que está no Santuário de Aparecida, em São Paulo, lamentou a morte do ídolo musical. "Lá se vai o meu amor, deixando uma grande saudade. Dominguinhos, eterno amor, amizade sincera".