segunda-feira, julho 22, 2013

Comanas realiza Conferência Regional do Meio Ambiente a partir desta terça(23)

Acontece a partir desta terça-feira (23) a 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente e Sustentabilidade. A conferência será realizada no auditório do Cetreino, em Carpina, e segue até o dia 24.
14 municípios da Mata Norte e do Agreste Setentrional estarão participando do evento, que será realizado pelo Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS). A implantação da política nacional de resíduos sólidos, através da Lei de nº 12.305, que começa a vigorar a partir do próximo ano. A Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de emprego e Renda; e Educação Ambiental também serão temas de debates.
A conferência será presidida pelo presidente do consórcio, Belarmino Vasquez, e contará com a presença do promotor, André Felipe de Menezes, do CAOPS - Meio Ambiente e do presidente da Amupe, José Patriota.
Para Belarmino a conferência será uma oportunidade de se discutir um tema que preocupa a maioria dos prefeitos do país, que é a questão dos lixões “Temos até o próximo ano para resolver este problema enfrentado pela a maioria dos prefeitos. Aqui no consórcio estamos nos adiantando nesta questão, onde realizamos uma chamada pública para conhecermos as tecnologias usadas para o tratamento do lixo, inclusive tecnologia de outros países”, adiantou o presidente.

Os Comanas abrange a 39 cidades da Mata Norte e do Agreste Setentrional do estado, tendo 24 prefeituras consorciadas.