III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, julho 26, 2013

Corpo de Dominguinhos é enterrado no cemitério Morada da Paz

493ec50c784ae780e6f713605bf8ca7d.jpg

Emoção marcou o adeus ao músico pernambucano
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Do NE10
ATUALIZADA ÀS 20H15
O remédio para a saudade de familiares, amigos e fãs do sanfoneiro Dominguinhos foi mesmo cantar. Com talento considerado singular por artistas e críticos musicais, o pernambucano foi sepultado nesta quinta-feira (25), no Cemitério Morada da Paz, no Grande Recife, ao som da sanfona. "De volta pro aconchego" e "Quem me levará sou eu", entre outras músicas, o homenagearam e fizeram chorar os seus filhos, Liv e Mauro Moraes, músicos como Cezzinha e até um dos policiais militares que participaram da cerimônia.
Apesar da emoção demonstrada durante todo o velório, realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desde o início da manhã, Liv e Mauro concordaram: a morte foi, na verdade, o descanso do pai. "Era um sofrimento para Dominguinhos estar vivo e não ter vida", afirmou Luiz Ceará, um dos melhores amigos do sanfoneiro.

RB250713062
Fãs de Dominguinhos esperaram cantando a saída do caixão 
com o corpo do sanfoneiro da Alepe (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
A cerimônia para o último adeus ao sucessor de Luiz Gonzaga começou no fim da tarde, com a chegada ao cemitério após cortejo que saiu da Alepe, no Centro da capital, sempre ao som da sanfona. Coberto com as bandeiras do Brasil e do Estado e em veículo do Corpo de Bombeiros, o caixão de Dominguinhos, atraiu a atenção de pernambucanos desde a Rua da Aurora até a PE-15, um percurso de mais de 10 quilômetros. Mas centenas de fãs puderam se despedir do sanfoneiro desde as 8h desta quinta, na Assembleia Legislativa.
CC250713054
Fãs como o caruaruense Giderson Tenório foram à Alepe se 
despedir do ídolo (Foto: Clemilson Campos/JC Imagem)
Artistas locais e políticos também aproveitaram o dia para homenagear Dominguinhos, no velório marcado por sucessos dele. Contemporâneo do sanfoneiro, Maestro Camarão abraçou a sua sanfona e chorou durante o velório. "Artistas como Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos não nascem todos os dias. Ele ensinou o que tinha que ensinar e quem tinha que aprender, aprendeu", disse, acrescentando que é o último da sua geração. Emocionada, a cantora Elba Ramalho afirmou não ter conhecidos músicos como ele, sendo aplaudida em seguida. Características como a simplicidade e a humildade foram lembradas por todos que passavam para se despedir do compositor.
RB250713041
Durante todo o dia, artistas fizeram homenagens musicais a 
Dominguinhos (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
Dominguinhos morreu às 18h dessa terça-feira (23), aos 72 anos, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas, em São Paulo. O cantor lutava contra um câncer havia seis anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. Ele havia desenvolvido insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes, sendo transferido para o hospital paulista em 13 de janeiro. As primeiras homenagens foram prestadas ainda na capital paulista, em velório na Assembleia Legislativa de São Paulo.
RB250713057
Caixão foi coberto com bandeiras do Brasil e de Pernambuco 
para seguir em cortejo até o Morada da Paz (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

O artista havia gravado uma entrevista com Geraldo Freire, da Rádio Jornal, afirmando que desejava ser sepultado em Garanhuns, no Agreste do Estado. Durante o velório, Mauro Moraes afirmou que a vontade do pai deveria ser seguida. No entanto, a irmã dele, Liv, explicou que Dominguinhos disse à família nos últimos meses antes de ser internado que queria que a cerimônia fosse realizada no Recife ou em Fortaleza. Os dois têm uma relação conflituosa e até se enfrentam na Justiça.
alcimar_mauro
Mauro disse que, embora estivesse triste, entendeu a 
morte do pai como um descanso para ele, que já estava 
internado havia sete meses (Foto: Amanda Miranda/NE10)

MEMÓRIA - Pernambucano de Garanhuns, Dominguinhos compôs sucessos como o xote "Abri a porta" (parceria com Gilberto Gil, em 1979), "Tantas palavras" (parceria com Chico Buraque, em 1983), "Quem me levará sou eu" (parceria com Manduka, 1979) e "De volta pro aconchego" (escrita com Nando Cordel).  Além desses sucessoes, Dominguinhos também foi autor de clássicos do forró como "Só quero um xodó", "De amor eu morrerei" e "tenho sede".

Ao longo de sua carreira, Dominguinhos gravou mais de trinta discos, entre LPs e CDs – o primeiro foi "Fim de festa", em 1964. O pernambucano chegou a vencer importantes prêmios, como o Prêmio Shell de Música 2010 e o Grammy Latino de 2002, com o CD "Chegando de mansinho".