III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, julho 15, 2013

Eduardo enaltece trabalho da Comissão Estadual da Verdade após um ano de sua criação


“É necessário conhecer a história, como ela foi efetivamente, para criar hoje a consciência do que não queremos nunca mais, que é um Brasil sem liberdade, sem democracia e sem o compromisso com os direitos humanos, tão essenciais nas praticas cotidiana”. Foi o que disse o governador Eduardo Campos, nesta segunda-feira (15/07), durante solenidade onde foi apresentado o balanço das atividades desenvolvidas pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) em seu primeiro ano de criação. A cerimônia foi realizada na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções. Na ocasião, também houve o lançamento da campanha publicitária e do Caderno Periódico da CEMVDHC, além do anúncio da realização do seminário internacional de direitos humanos em solo pernambucano, previsto para novembro deste ano.
Para Eduardo, é fundamental reconhecer a importância das descobertas que ajudarão a reconstruir a verdade histórica e fazer o devido “tributo de reconhecimento” aos envolvidos. Em suas palavras, o governador elogiou a transparência nas investigações e o legado que o trabalho deixará para a saúde da democracia brasileira. O chefe do Executivo estadual destacou ainda “o equilíbrio, a sensatez e o planejamento estratégico da comissão pernambucana” na perícia dos laudos e informações.
Criada através da lei estadual nº 14.688, de 1° de junho de 2012, a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara chega ao seu primeiro aniversário tendo alcançado resultados de destaque no País na investigação de crimes cometidos na vigência do regime militar. O trabalho da comissão envolve a investigação de 51 casos de mortes e desaparecidos ocorridos no Estado durante o período da Ditadura Militar (1946/1988) e do Estado Novo (1937/1946).
Neste primeiro ano, a CEMVDHC conseguiu desvendar casos emblemáticos, a exemplo da morte do Padre Henrique, ocorrida em 1969, e o da jovem Anatália de Souza Alves de Melo, morta em 1973. Orgulhoso, coube ao coordenador da CEMVDHC, Fernando Coelho, entregar nas mãos do governador o relatório anual das atividades e o Volume I do Caderno Periódico, que será, prioritariamente, destinado às escolas públicas da rede pública de ensino. A ideia é produzir um exemplar a cada mês. “Este material traz a legislação que disciplina o trabalho da comissão e que tem por objetivo ajudar comissões de outros Estados. Inclusive, já foram celebrados convênios”, informou Coelho. Na ocasião, ainda foram apresentadas as peças publicitária de rádio.
A
té agora, cerca de 2,5 mil prontuários foram examinados, sendo 43 depoimentos colhidos, 26 audiências realizadas e digitalizadas quase 20 mil páginas de depoimentos, prontuários e documentos sobre as violações de direitos humanos em Pernambuco. “Nossa comissão é considerada a que mais tem mais avançado. Temos um pessoal muito experiente”, afirmou Fernando Coelho, destacando o caráter pioneiro da comissão pernambucana, uma das primeiras a serem criadas no Brasil.
Além dos membros da CEMVDHC, a cerimônia contou com a presença do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora, que assina a ilustração de capa do I Caderno Periódico. Também compareceram secretários estaduais, parlamentares, autoridades eclesiásticas, representantes de entidades civis organizadas e acadêmicos.
Fotos: Eduardo Braga/SEI
Manoel Guimarães
Gerente de Relações com a Imprensa - SEI
Evaldo Costa
Secretário de Imprensa