III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, julho 05, 2013

MPPE leva Pernambuco contra o crack a Capina e Lagoa do Carro


Mais dois municípios pernambucanos começam a discutir as ações do projeto do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Pernambuco contra o Crack. Reuniões técnicas preliminares serão realizadas, nesta sexta-feira (5), a partir das 8h em Carpina e às 14h em Lagoa do Carro, ambos municípios da Zona da Mata Norte. A ideia é tentar sensibilizar os municípios e iniciar a discussão a respeito da problemática das drogas e traçar ações de combate ao tráfico e consumo para a região. O idealizador do projeto, promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra, e a promotora de Justiça dos municípios de Carpina, Lagoa do Carro e Nazaré da Mata, Maria José Mendonça de Holanda, estão centrando esforços na região.
Os encontros servirão para que os promotores de Justiça se reúnam com os representantes dos municípios, secretários municipais, sociedade civil, educadores, delegados de Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar. Além disso, como Carpina sedia uma Gerência Regional, a ideia é que a reunião conte com a participação dos gerentes das áreas de Educação e Saúde da localidade.
As ações do projeto Pernambuco contra o Crack foram discutidas nos municípios de Nazaré da Mata, Paudalho e Condado. “Para fechar a região, só estão faltando os municípios de Surubim, Limoeiro e São Lourenço da Mata, mas já estamos nos articulando com os representantes desses locais para que o combate e prevenção ao tráfico e uso de drogas possam ser feitos de forma articulada”, explicou Carlos Eduardo Seabra.
O projeto Pernambuco contra o Crack nasceu em Arcoverde (Sertão do Araripe) e um ano após sua implantação conseguiu reduzir em 86% o número de atos infracionais envolvendo adolescentes. Além disso, o projeto conseguiu diminuir o consumo e o tráfico de drogas na região. A iniciativa expandiu-se para outras cidades, mobilizando a população desses locais, até ser modificada pelo MPPE, para atingir todo o Estado.
A ideia do programa é combater, não só o crack, mas o tráfico e consumo de todas as drogas, sob várias frentes: na educação dos jovens, para que não usem pela primeira vez o crack; na saúde, para o tratamento dos dependentes químicos e na segurança pública, através do combate ao tráfico e à violência, que acompanha o seu uso.
Com a iniciativa, o MPPE chama para a ação todos que podem colaborar contra as drogas: famílias, escolas, poder público e organizações não-governamentais. “Todo apoio é importante para vencer a guerra contra as drogas, e em especial, contra o crack”, afirma Carlos Eduardo.