Com o objetivo de driblar os prejuízos causados pela diminuição cada vez maior do Fundo de Participação dos Municípios, o famoso FPM, os municípios do interior de Pernambuco estão procurando formas de enxugar as despesas e manter a cidade em crescimento.
Na última sexta-feira (5), o prefeito de Feira Nova, Nicodemos Barros (PSB), criou uma comissão para redução de despesas. O objetivo maior do grupo é tentar identificar quais serão as áreas de reduções de despesas, “tomando como fundamento critérios que compactuem cautela e prudência sobre a execução dos serviços essenciais e de excepcional interesse público”, destaca Ivan Felipe, secretário de Administração e Finanças do município de Feira Nova.
De cara, o prefeito anunciou que o seu salário, do seu vice e de todos os secretários da cidade seriam reduzidos em 20%.
“O surgimento desse grupo foi motivado pelas constantes quedas da principal receita dos municípios, que, percentualmente acumulou no primeiro semestre deste ano um valor a menor de 4,2% do que o mesmo período do ano passado (Fonte CNM)”, destacou o secretário de Administração.

O FPM de junho/2013, igualmente ao que vem ocorrendo ao longo dos últimos meses, representou uma queda em torno de 17% a 18% em relação ao mês de maio, e a previsão de julho é de 16% em relação a junho. Ivan também confirmou que o prefeito de Feira Nova vai participar na próxima segunda-feira (8) da Marcha dos Prefeitos, em Brasília.
Essa desarmonia entre as esferas federal e municipal provoca um desequilíbrio financeiro e termina prejudicando o andamento efetivo de políticas públicas. “Ter as receitas concentradas pela União resulta num sistema federativo injusto, e, sem perspectivas de igualdade”, finaliza o secretário.