III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quarta-feira, julho 03, 2013

Rede de influência de Pernambuco é apresentada em livro

Estudo reúne informações de 23 redes de influência existentes no Estado. O livro será disponibilizado para secretarias estaduais, prefeituras, escolas e universidades

As cidades não são ilhas isoladas e independentes. Trocam serviços, informações, compartilham de infraestrutura e bens com o mundo exterior. Esse movimento de troca conhecido como Rede de Influência, e cada vez mais intenso, está detalhado no livro “Pernambuco em rede: caracterização das regiões de influência das cidades pernambucanas”. A publicação que reúne informações sobre 23 redes de influência existentes no Estado será lançada nesta quinta-feira (04), às 9h, no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem e contará com a participação do professor Jan Bitoun, da UFPE.
Desenvolvido pela equipe técnica da Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos (DERU), da Agência Condepe/Fidem, o livro tem a finalidade de constituir um referencial para a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento regional, descentralizado e equilibrado. Apresenta a caracterização das redes de influência pernambucana, com destaque às especificidades regionais.
"Este livro constitui uma importante fonte de informações, sendo útil para gestores, para a iniciativa privada e para a população, em geral. Assim, entregamos à sociedade mais um estudo que visa auxiliar a elaboração de pesquisas e propostas, que privilegiem a dotação universalizada e moderna de bens e serviços de infraestrutura, também objetivando contribuir para a reflexão, no que tange à funcionalidade urbana e à potencialidade econômica das cidades-polo e de suas regiões de influência’’, afirma Ruskin Freitas, um dos coordenadores do estudo. A publicação será disponibilizada para secretarias estaduais, prefeituras, escolas e universidades.
Dividida em quatro capítulos, a publicação utiliza a metodologia do livro "Regiões de Influência das Cidades", realizado pelo IBGE, em 2008. A partir de uma perspectiva histórica da rede urbana, são destacados o processo de urbanização e composição hierárquica das redes, bem como as características das regiões de influência do Recife, e como essas relações ultrapassam os limites territoriais. Ainda detalha sobre os aspectos regionais, demográficos, urbanos e econômicos, apresentando possíveis caminhos para novos investimentos.
Programação:
9h – Abertura – Maurílio Lima (Diretor Presidente da Agência Condepe/Fidem)
10h – Apresentação do Livro – Ruskin Freitas (Diretor de Estudos Regionais e Urbanos)
11h – Debate – Jan Bitoun (Professor da UFPE)

Serviço:
Lançamento do Pernambuco em rede: caracterização das regiões de influência das cidades pernambucanas
Data: 04 de julho de 2013 (quinta-feira)
Hora: 9h
Local: Auditório da Agência Condepe/Fidem, Rua das Ninfas, 65, Boa Vista- Recife