terça-feira, agosto 20, 2013

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA: JÁ TIROU SUA FOTO?

Daguerreótipo. O nome é difícil e incomum, mas foi a partir desta invenção de Louis Daguerre em 1837 que surgiu a fotografia mundial. Esse instrumento de comunicação tão importante em nossas vidas, como não poderia deixar de ser, possui um dia especial: 19 de agosto.
A data já passou (19) mas o espírito não. O Dia Mundial da Fotografia é comemorado neste data porque em 19 de agosto de 1839 o governo francês declarou a invenção de Daguerre como de domínio público. Outro processo fotográfico, o calótipo, também foi inventado neste mesmo ano pelo inglês William Fox Talbot. Por isso 1839 é considerado o ano da invenção da fotografia.
Uma data para recordar
Nada melhor para comemorar este dia do que tirar bastantes fotos! João Salamonde, fotógrafo especialista em casamentos, comenta o quanto a fotografia é prazerosa: “A fotografia é uma arte com mais de 170 anos e não perde a importância. A imagem emociona, passa para os seus descendentes como foi importante aquele momento para você”.
O fotógrafo Rogério Von Krüger, fotógrafo de eventos, analisa a história da fotografia no Brasil: “Recentemente, foi descoberto que um francês erradicado brasileiro, sem saber o que estava fazendo em 1833, fotografou através da câmara escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Por isso, o Brasil é considerado um dos pioneiros na fotografia mundial. Além disso, D. Pedro II era um fotógrafo apaixonado que investiu muito nesta área”.
E a câmera fotográfica que começou como artigo de luxo, atualmente é encontrada até mesmo nos celulares mais acessíveis. Stefano Aguiar, fotógrafo profissional, conta que nada mais impede o usuário de registrar o seu dia: “O primeiro passo do seu filho, a primeira vez que você fez um suflê que deu certo... tudo é motivo para fotografar, porque a fotografia é isso mesmo, tudo na vida” – conclui.
Que tal comemorar a invenção da fotografia, tirando muitas fotos?
Com informações de Júlia Ourique Medici 
Assessora de comunicação digital