III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, agosto 01, 2013

Mapeamento identifica Municípios mais vulneráveis a desastres naturais

Agência CNM

Marcelo Camargo /ABrMarcelo Camargo /ABr
Mais de mil Municípios brasileiros fazem parte da lista de vulneráveis a desastres naturais. Chuvas, inundações, enchentes, enxurradas, desmoronamentos e deslizamentos são alguns fenômenos que impactam em milhares de Municípios, frequentemente. Danos à comunidade local e registros de mortes são resultados destes acontecimentos.

A partir da problemática, um mapeamento das áreas de risco – feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada – objetiva antecipar medidas para a redução de danos. A classificação dos prioritários foi a partir de análise dados existentes nos arquivos da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Pref. Ribas do Rio Pardo (MS)Pref. Ribas do Rio Pardo (MS)
Entre as informações coletadas está o risco de desastres relacionados a deslizamentos e inundações. O mapeamento também classifica os Municípios por risco geológico, risco hidrológico, análise de risco e plano de intervenções, suscetibilidade e carta geotécnica de aptidão.

Medidas
Com a análise das vulnerabilidades locais, será viável promover um trabalho de elaboração de propostas de intervenções, ou seja, ações para diminuição do risco de deslizamentos e inundações nos Municípios. O governo pretende desenvolver ações de gerenciamento de risco de desastres em 821 Municípios até o fim de 2014.

PE Cachoeirinha 
PE Ipubi 
PE Tacaimbó 
PE Jurema 
PE Igarassu 
PE Bezerros 
PE Vicência 
PE Poção 
PE São Joaquim do Monte 
PE Goiana 
PE São Lourenço da Mata 
PE Abreu e Lima