quinta-feira, agosto 01, 2013

PREFEITO DE NAZARÉ DA MATA PARABENIZA A TODOS QUE FAZEM PARTE DA CULTURA DO MARACATU

Toda a beleza das evoluções do Maracatu, um fenômeno singular, poderoso, mágico, cósmico, que tocam o inconsciente coletivo. É a alma do povo de Nazaré da Mata, irrompendo na vertigem alucinante dos chocalhos dos caboclos de lança em suas evoluções. 

O Maracatu é uma das mais antigas, e belas, tradições da cultura popular do Estado de Pernambuco, e tem oficialmente sua comemoração no dia 1.º de Agosto. A data dedicada ao folguedo homenageia também o nascimento do Mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. 

O Maracatu, ou Cambinda, é um cortejo, dança dramática, que reinterpreta o Império Português e as Reinages Francesas, instituições tradicionais da realeza europeia que coroavam anualmente seus Reis, convergindo às tradições Africanas. Derivada das nações do Rei do Congo, criada em meados do século XVII, tinha por finalidade executar a parte administrativa, e o Alto do Congo representava teatro, música e dança. Os escravos coroavam seus Reis e Rainhas de fronte à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na Cidade do Recife. 

Chefes tribais africanos trazidos para o Brasil reproduziam gestos da nobreza europeia para mostrar a sua força e seu poder, apesar da escravidão. Viajantes do século XVIII já narravam os desfiles destas cortes e as coroações de soberanos do Congo e de Angola no pátio da Igreja do Rosário dos Pretos, no Recife. A palavra maracatu era usada, até o século XIX, para designar qualquer ajuntamento de negros. Pouco a pouco passou a ser empregada para os cortejos de Reis Africanos. 

A Lei Estadual n.º 11.506, datada de 22 de dezembro de 1997, não podia ser mais sucinta. Institui em Pernambuco o dia 1.º de Agosto como Dia Estadual do Maracatu e revoga as disposições em contrário.

MARACATU RURAL - Maracatu Rural é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana no qual figuram os conhecidos caboclos de lança. É conhecido também por Maracatu de Baque Solto. Distingue-se do Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado, em organização, personagens e ritmo. 

O Maracatu Rural mais antigo é o Cambinda Brasileira. O grupo foi fundado em 1898 e a sede permanece no mesmo lugar, no Engenho do Cumbe, Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco. 

Os personagens do Maracatu Rural são: Caboclos de lança (ícones do Carnaval de Pernambuco, junto com os passistas de frevo), Catirina, Mateus, Catita, Reis e Rainhas. 

Os principais e mais tradicionais Grupos de Maracatu Rural de Nazaré da Mata, são: Maracatu Leão Brasileirinho, Maracatu Leão Dourado, Maracatu Águia de Ouro, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Leão Africano, Maracatu Leão Formoso, Maracatu Leão Misterioso, Maracatu Leão Cutural, Maracatu Piaba Dourada, Maracatu Leao Nazareno, Maracatu Estrela Brilhante, Maracatu Águia Misteriosa, Maracatu Cambinda Nova, Maracatu Leão da Selva, Maracatu Leão Faceiro, Maracatu Águia Dourada, Maracatu Estrela da Tarde, Maracatu Cambinda Brasileira (o Maracatu mais antigo do Brasil), Maracatu Coração Nazareno (Maracatu formado apenas por mulheres), Maracatu Sonho de Criança (Maracatu formado apenas por crianças).

O Maracatu é uma manifestação tradicional da que mantém viva uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras. O ritmo que nasceu no campo, entre os escravos dos engenhos, é hoje responsável por transformar o carnaval de Pernambuco em um dos mais bonitos do país.


PREFEITURA DE NAZARÉ DA MATA - Gabinete do Prefeito/ Assessoria de Imprensa e Comunicação. 
Redação: Wester Robson (Assessor Técnico Especial - PMNM).