sexta-feira, agosto 02, 2013

Prefeito renuncia por achar seu salário baixo


Menos de um ano após ser eleito e sete meses depois de ter tomado posse, o prefeito de Paranapanema, Márcio Faber (PV), de 35 anos, renunciou ao cargo nesta quinta-feira por considerar o valor do seu salário muito baixo. Faber recebia por mês R$ 5,8 mil. Médico, ele diz que ganhava R$ 30 mil mensais na profissão que voltará a exercer agora. O vice-prefeito, Antônio Nakagawa, 67, também do PV, assumiu o cargo.
Paranapanema, uma estância turística na região de Sorocaba, tem 17.808 habitantes, segundo o censo de 2010 do IBGE. Faber foi eleito em outubro com 5.873 votos. O segundo colocado na eleição, Toninho Zabé (PPS), teve 2.926 votos. “Não tive problemas com ninguém, mas financeiramente ficou inviável continuar. Preferi pedir para sair do que roubar dinheiro dos cofres públicos”, disse o agora ex-prefeito.
Foi a primeira vez que Faber disputou um cargo eletivo. Ele admite que sabia antes quanto o prefeito ganhava, mas mesmo assim decidiu concorrer ao cargo. O médico diz que fez uma consulta jurídica para acumular as duas funções, mas havia o temor de a oposição tentar cassar o seu mandato. “Eu pensei que desse para conciliar as duas coisas, mas isso não é muito bem definido na parte jurídica, se eu posso ou não. Para evitar uma cassação, tive de optar por isso (pela renúncia)”.
Faber diz não se arrepender de deixar a prefeitura tão prematuramente. “Quando fui eleito, assumi porque sabia que Paranapanema precisava de uma administração melhor. Acredito que deixo as pessoas certas no meu lugar, mas para mim não dava mais.”Diário SP