quinta-feira, agosto 15, 2013

Produtores nordestinos buscam apoio para derrubar vetos


O setor sucroenergético e outros setores agrícolas nordestinos de seis estados solicitaram apoio ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para a derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff a artigos da lei 12.844 que trata das dívidas de todo o setor agrícola com os bancos públicos e outros órgãos. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), no Senado.
“Queremos a derrubado dos vetos porque eles excluem os benefícios para a maioria dos produtores, inclusive dos canavieiros”, reivindicou o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Alexandre Andrade Lima. O dirigente revela que 21 mil plantadores de cana estão prejudicadosdiretamente com aos vetos do governo, em especial a 10 dispositivos, impedindo o pagamento das dívidas. Dentre eles, destaca-se o veto à participação dos agricultores da Zona da Mata – área tradicional da cultura canavieira nordestina – aos benefícios da legislação, com exceção das cidades onde foi decretada emergência, porém, mesmo assim, com descontos menores que cidades semiáridas. 

O Congresso Nacional tem o poder de derrubar os vetos da presidente Dilma. A Casa Legislativa tem até o dia 20 para apreciar os vetos, caso contrário trancará a pauta do Congresso. Lima informa que a votação está marcada para ser votada no próprio dia 20. “Todos os dirigentes das associações dos fornecedores de cana dos estados nordestinos estarão presentes nesta sessão, sensibilizando os parlamentares sobre a importância da derrubada dos vetos”, garante o presidente da Unida.
Robério Coutinho 
Assessoria de Imprensa da Unida