III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sábado, novembro 16, 2013

VICÊNCIA - HUMBERTO SANTANA(EX-PRESIDENTE)HOMENAGEIA BANDA 15 DE NOVEMBRO



 Banda XV de Novembro

A exatamente 110 anos nascia a Banda 15 de novembro.  Muitos participaram deste grupo musical e fizeram história naquela casa de música. Nas paredes, retratos de “pessoas ilustres”, fundadores, diretores, sócios beneméritos, momentos marcantes de apresentações da banda, tais representações revelam uma realidade dominada por um profundo apego à tradição.   Assim é o cenário atual da sede da “Sociedade Musical XV de Novembro”. Porém, nesse espaço físico se organiza todo um universo simbólico, onde a banda deixa de ser apenas um conjunto musical para adquirirem as características de uma comunidade em toda a sua dinâmica de relação humana. Desta forma, consideramos que a banda pode ser vista como um autêntico lugar de “arquivo vivo”, pois ali encontramos a possibilidade de “ler” uma prática musical relacionada a diferentes contextos. Celeiros de artistas, caça talentos, lugar de oportunidades? como queiram... 
A banda é parte de nossa querida e bela cidade “é uma banda”de Vicência. Se pararmos e refletirmos, as bandas é uma das poucas manifestações culturais das pequenas cidades interioranas, na nossa, não seria diferente. Podem ser pequenas ou grandes e em diversos estilos, como fanfarra, marcial, musical. Independente da classificação, elas estão presentes nos momentos sociais mais importantes da cidade, sejam civis ou religiosos. Poderia citar muitas gerações que marcaram e fizeram história nesses 110 anos. Foram tantos... Lembramos daqueles que se foram, chamados a fazer parte “da banda” que ainda não conhecemos, mas que um dia com certeza faremos parte. Entre músicos, maestros, presidentes, admiradores, foram tantos... Hoje nos resta a saudade, lembranças daqueles que partiram e deixaram marcas eternas de dedicação e amor pela música e a certeza de que os esforços em manter e continuar o trabalho musical faz sentir a presença deles mais próximos. 
Hoje é dia de festa, de comemoração, de aniversário, afinal são 110 velas. Como terá sido o primeiro aniversário? Será que imaginavam que chegaríamos a tantos? Parece que foi ontem que comemorávamos o seu centenário, o tempo passa e a 15 de Novembro que o diga. Mesmo com tantas dificuldades, o amor pela música resiste e é esse amor que fortalece os ânimos daqueles que não querem ver a banda parar de tocar. Como diz o ilustre cantor e compositor  Chico Buarque na canção  A Banda : “ Minha cidade toda se enfeitou, pra ver a banda passar cantando coisas de amor”. Amor, amor pela música, essa é a única explicação plausível para tanta perseverança. Pois,como afirma Platão: "Só pelo amor o homem se realiza plenamente". Como ex-musico e ex-diretor presidente, desejo apenas que esse trabalho árduo, mas satisfatório, continue e que assim como nós hoje, os que comemorarem o segundo centenário ,por exemplo, também imaginem como terá sido a festa do primeiro centenário ou mesmo dos 110 anos de vida da jovem senhora querida banda 15 de novembro.
Humberto Santana
Minha maior satisfação é ver o trabalho de tantos maestros, músicos, presidentes e colaboradores de outrora, não serem  esquecidos .É importante que a sociedade desperte  que um dos caminhos que podem nos tornar mais humanos, mais sensíveis, mais preparados é a inserção da  música no ensino –aprendizagem.
Que nossa querida Santa Cecília, protetora dos músicos, possa abençoar e proteger-nos sempre!
                                                                      Daquele que por amor à Música, aprendeu e repassou seu aprendizado a fim de não deixar essa bela arte morrer.  Humberto Santana.